06 outubro 2006

Casa Valduga Premium Gewürztraminer 2005

Na faixa de preço que analiso neste blog, poucos são os vinhos cujo rótulo corresponda fielmente ao que se experimenta ao degustá-los. Esse é um bom exemplo de fidelidade entre o que se propaga e o que se encontra. Por isso, leva nota máxima!
A Casa Valduga tem se destacado como uma das grandes vinícolas do país. Localizada em Bento Gonçalves (RS), produz vinhos desde 1875. Este gewürztraminer é da colheita 2005, considerada pelos especialistas como a melhor da história, em virtude da pouca chuva que caiu sobre os vinhedos da Serra Gaúcha. Os plantadores de soja reclamam, mas as vinícolas erguem as mãos aos céus!
É um vinho de coloração amarelo palha, com tons esverdeados. No copo, formou lágrimas que se desmancharam lentamente e bolhas ao fundo. No nariz, aromas florais intensos, talvez algo de erva-doce (a vinícola fala em jasmim também) e notas minerais discretas.
Um vinho volumoso, com certa adstringência, boa acidez, untuoso e bastante equilibrado. Final persistente, sem presença do álcool a atrapalhar (teor de 12,5%). Me custou R$ 17,00. Comprei duas garrafas, mas deveria ter comprado uma caixa, pois experimentei um 2004 que também se mostrou um vinho muito interessante, imponente para a faixa de preço.
Degustado em 5 de outubro de 2006.

6 comentários:

Anônimo disse...

Este vinho é muito bom realmente. Os aromas da gewurz são imbatíveis nos brancos.
O blog está muito bom.
Alexandre

Leonardo De Araujo disse...

Mineiro,
Nada contra, mas ainda bem que o Santo Amaro foi para sogra.
Este post do Casa Valduga foi convincente. Estou quase um ano sem beber Chardonnay. A acidez e delicadesa da Sauvignon Blanc me enfeitiçaram, é como se tivesse casado com a uva. Tornei-me fiel.
Trairei a casta com a Gewurz, mais especificamente com o Casa Valduga.

Tem novidades no VivaoVinho!
Postei sobre chocolate quente e cerveja Eisenbahn, além de vinhos, claro.
Aguardo a visita. Abraços,
http://vivaovinho.blogspot.com

Ivan disse...

Prezado,

Descobri seu blog por acaso e fiquei satisfeito em conhecer a sua filosofia. Meus parabéns! Eu compartilho dessa idéia.
Convido-o a visitar me blog em http://icout.blogspot.com e meu site em www.icout.net.
Abs.

Ivan disse...

Mineiro (de onde, uai?),

Estou usando este espaço porque não consegui comunicar-me por e-mail, que está retornando. Agradeço sua visita ao meu blog.

Gostaria de salientar que no site indicado tem um fórum de discussão, só para consumidores, nada de comercial.

E tem ainda uma confraria, a CONCAVI, em http://blog-da-concavi.blogspot.com.

Um abraço e boas provas!

Ivan disse...

Prezado Mineiro,

Obrigadi pela inserção do link para o meu blog. Em contrapartida, coloquei uma nota no meu fórum de discussão, comentando o "Vinho para todos" e sugerindo uma visita. É importante este intercâmbio de informações entre nós, consumidores.

Abs.

Anônimo disse...

Meu amor estou muito feliz pelo bebê que está vindo...e como estamos!!! Mas dá saudades de me embebedar com você, principalmente com este vinho...que é 1 dos meus preferidos...