16 janeiro 2007

Gato Negro Cabernet Sauvignon Rosé 2003


Os vinhos rosé têm rompido preconceito nos últimos anos, pois sempre associamos estes vinhos às sobras ou misturas de vinhos brancos ou tintos. Sem dúvida, há os rosados que simplesmente são a mistura entre vinhos brancos e tintos. Imagine o horror! Ciente do fim deste preconceito, resolvi comprar este Gato Negro, marca da qual sou fã incondicional depois que conheci um carmenére já comentado neste blog (relembre).
Por esta garrafa paguei R$ 19,90. O preço é bom, mas corri um risco de não encontrar um vinho ainda vivo, pois os especialistas alertam para os vinhos rosé com mais de 3 anos, já que não são próprios para a guarda. Não foi o caso, felizmente.
No copo, uma bela cor rosa salmão (lembre do filé deste peixe), cristalino e brilhante. Aromas discretos inicialmente e mais presentes após a agitação, lembrando morangos. Refrescante até mesmo no nariz.
Na boca, boa acidez, com notas doces. Final de boa persistência, frutado e muito agradável. Não é um vinho-docinho-fraquinho, como podem pensar alguns. Seus 13,5% de graduação alcoólica estavam bem presentes, embora o álcool não tenha atrapalhado em nenhum momento.
Confesso pouca experiência com estes vinhos, mas me pareceu muito atraente.
Tenho lido que os rosés se harmonizam com pratos que são fortes para os brancos e fracos para os tintos. De uma maneira geral, acompanham carnes vermelhas sem muitos condimentos, carnes brancas com molhos, massas (com molho ao sugo, por exemplo) e queijos.
Bebido em 16 de janeiro de 2007.

6 comentários:

Anônimo disse...

Confesso que tenho um pé atrás com os vinhos rosados. Mas vou experimentar esse Gato Negro. Os comentários são favoráveis, espero que me agrade também.
Júlio Evangelista

eduardo lima disse...

Caro Confrade

Estive longe do computador por uns tempos e só agora retorno o convite. Gostei da idéia.Já tens algum vinho em mente?

Abraço

Eduardo

Edgard Piccino disse...

Também gostamos bastante deste vinho. Costumamos tomar com os amigos, pois é um vinho interessante para comemorações e um vinho que agrada os paladares pouco acostumados aos vinhos.

Costumamos comprar por R$ 15.

Edgard Piccino disse...

Gostamos deste vinho, costumamos tomar com os amigos, pois ele vai muito bem para situações descontraídas. Costuma agradar aos paladares pouco acostumados aos vinhos. Não chega a ser um vinho "facinho", mas é bem agradável para a maioria das pessoas.

Debora Duru disse...

Muito interessante seu blog. Acabei encontrando-o em uma busca por este vinho. Por ser leve e eu não ser uma grande conhecedora, me agrada bastante e sempre tenho em minha casa. Acompanha bem uma grande variedade de pratos. Abraços!

Prof. Magnun Voges disse...

Ótimo este vinho, meu preferido do Gato Negro