16 fevereiro 2007

Finca Flichman Malbec 2004

Ao descreverem as potencialidades da malbec, os especialistas dizem que "produz bebidas encorpadas, alcoólicas, frutadas, com taninos doces e bastante cor. Aromas típicos de violetas e frutas negras maduras como a ameixa" (Revista Adega nº 12). Estas características estão presentes neste varietal da Finca Flichman, bodega argentina fundada em 1910, que teve outros vinhos comentados aqui, da linha Barrancas (cabernet sauvignon e malbec). Mesmo nesta linha mais acessível, a vinícola demonstra cuidado, especialmente com as rolhas, longas e de excelente qualidade. Ainda não foi dominada pelas horrorosas rolhas sintéticas, imunes a fungos, mas de um mal gosto singular!
Comprei este vinho em junho de 2006, numa promoção do Makro e paguei $15,90. No mercado atual é encontrado em torno dos R$ 18-20. Tem rápida passagem por madeira (máximo de 6 meses), repousando na adega por período que varia de 6 a 10 meses.
No copo, demonstrou cor púrpura, tendendo ao rubi, com notas rosáceas. Límpido, cristalino, vibrante, com grossas lágrimas (13,5% de álcool) e certa untuosidade.
No nariz, frutas maduras, provavelmente ameixa. Na boca, taninos macios, notas doces e retrogosto muito agradável, com final de ótima persistência. Álcool aparente, sem ofender. Fundo de copo com aromas abaunilhados, lembrando madeira.
Bom corpo, pra ser bebido com cautela, acompanhando comida. Nada de bebericar como aperitivo. A não ser que possa passar a noite no local!





6 comentários:

João Barbosa disse...

é um belo vinho, fácil de entender, sem complicações...

Vinho para Todos disse...

São daqueles vinhos que podemos comprar sem correr grandes riscos. Assim como em 2006 apostei nos Santa Carolina Reservado (CS e Sauv. Blanc), estes varietais da Finca Flichman também são tiro certo.

Pedro Rafael Barata (Blog Os VINHOS) disse...

É um grande vinho, é simples, suave e muito frutado!!!

leandro disse...

FALANDO EM MAKRO,CONSEGUI COMPRAR AS ÚLTIMAS 4 GARRAFAS DO TERRAZAS ALTO CS 2004 POR 19,00 REIAS NA PROMOÇÃO.JÁ AVALIOU ESSE?PELO PREÇO É FANTÁSTICO.COMPREI TB O FLICHMAN CS 2004 QUE É BEM PARECIDO COM O MALBEC.TEM ANGELONI AÍ?ABRAÇO.

Cooltrane disse...

Avaliação muito concisa e certeira...O bom entendedor percebe fácil que é um vinho razoável para consumo diário! Prabéns1

Anônimo disse...

Desculpe... Amigos, mas estes vinhos são de péssima qualidade, todos rótulos comercias sem expressão, penso que vocês deveriam buscar mais informações e importadoras expacializadas.

Sem ofender...

Abraços