05 maio 2007

Salton Prosecco Brut 2006


No ano passado comentei um prosecco da Vinícola Salton neste blog (relembre), mas da safra 2004, que me pareceu excelente. Hoje, abri uma garrafa da safra 2006 (pela qua paguei R$ 23), que manteve a tradição de bons vinhos desta vinícola. Posso estar enganado, mas o 2004 me pareceu mais interessante. Nada que diminua a qualidade deste 2006.
No copo, coloração amarelo palha, com tons esverdeados. Perlage com bolhas médias, com perda de intensidade com o passar do tempo. Aromas florais e frutados intensos, bem como presença de notas minerais que lhe deram refrescância. Algo lembrando banana (?).
Boa acidez e leveza contagiante, prejuízo apenas com o decréscimo de bolhas. Final agradável, frutado e longo. Álcool (11,5%) incomodou em alguns momentos na boca, mas pode ter sido pelo ganho de temperatura.
Resumindo: pode comprar sem medo. Não prefira italianos nesta faixa de preço (até $25), pois a decepção pode ser grande.

6 comentários:

Le Vin au Blog disse...

Gostamos muito dos espumantes da Salton, principalmente o Demi-sec.
Abs.,

Marcus disse...

Olá amigo,

Parabéns, seu blog é utilíssimo. Belo guia para quem está começando e não quer comprar vinhos caros sem ainda saber apreciá-los devidamente.

Adoro espumantes. Vou experimentar esse Prosecco com certeza. Apreveito para recomendar que vc deguste o Don Giovanni Brut e perguntar se vc já provou o Saltón Rosé que saiu recentemente.

Um abraço,
Marcus

Vinho para Todos disse...

Marcus, obrigado pela visita e comentário. Ainda não experimentei as duas indicações que fez. Espero conhecê-los em breve.
Saúde!!!

Alexandre disse...

Parabéns pelo Enoblog, já coloquei na lista de favoritos. Me tira uma dúvida, este seria uma boa opção para servir numa festa de formatura? Ou um moscatel agradaria mais?

Vinho para Todos disse...

Alexandre, acho que um Moscatel agradará a mais pessoas que o Prosecco. Paladares mais acostumados entenderiam uma ou outra opção, mas como nem todo mundo é apreciador de vinhos numa formatura, acredito mais no Moscatel. Há bons espumantes desta uva a um preço honestíssimo.
Abraço e obrigado pelo comentário

rulio disse...

primeiramente venho parabenizar belo blog muito interessante, e uma ótima ferramenta para apreciadores de vinhos.Meus Parabens mesmo.
Bem, ontem ganhei de um amigo uma garrafa do ESPULMANTE PROSECCO safra 2006, pode ate parecer falta de educação mas agente sempre acaba procurando o preço do presente. Acredito que para quem gosta de vinhos seje um hábito. Sou o tipo de colecionador que mantenho todas minhas bebidas lacradas, por isso venho ak lhe fazer a seguinte pergunta.
Como devo guardar bebidas como wisque,vodka, cachaças e vinhos????
a pouco tempo comprei uma garrafa de DOM JOSÉ TAWNY e foi entao q um amigo mim disse q para o melhor aproveito ele teria q ser guardado c/ o liquido em contato com a rolha. Vc poderia mim dar um ajuda????
Antecipadamente agradeço pela atenção. Obrigado e um Feliz Natal