29 junho 2007

Château Lacave Espumante Brut

Das últimas vezes que abri um vinho da Château Lacave, fiquei um tanto decepcionado, especialmente com o cabernet sauvignon e merlot. São vinhos baratos, mas que não valem a experiência. Tenho um amigo que chega a dizer que os varietais da vinícola "se parecem bastante com vinho".
Exageros à parte, comprei este espumante elaborado pelo método tradicional champenoise, em que a segunda fermentação é obtida na própria garrafa, ao contrário dos métodos charmat e asti, que utilizam autoclaves para esta finalidade. Paguei $28,90, na inauguração do supermercado D'Ville, em Uberlândia.
É um espumante elaborado com 100% de uvas chardonnay, contrariando a tendência de se fazer cortes desta uva com a pinot noir. Não é safrado, mas foi engarrafado em 2005, conforme indica a numeração do lote (41112/05).
No copo, amarelo palha com notas esverdeadas. Perlage discreta, com bolhas irregulares, algumas grandes outras pequenas, com razoável intensidade. Aromas discretos de frutas cítricas, com algo lembrando banana (sentido por todos que experimentaram o vinho). Lembranças minerais ao fundo.
Na boca, boa acidez e refrescância, com retrogosto agradável e frutado (talvez maçã verde?). Final curto, mas agradável. Sensação de boca limpa em poucos segundos.
Em resumo, um bom espumante, nada mais.
Alguém talvez diga: "mas este vinho foi medalha de ouro no II Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, em 2005". Eu devolvo com uma pergunta: e daí? Aqui em casa ele não foi ouro...


5 comentários:

Tico disse...

hehehe...muito bom..bem sincero..sua diversidade e muito boa..ainda nao entrei nesse lado de vinhos brancos..rose..espumante..um dia chego la..sou novo ainda to aprendendo muito..com vc tbm..posso ate te chamar de "pai" rs... abraço

le vin au blog disse...

Existem tantos concursos de vinho por aí que fica até difícil você usar os prêmios recebidos como um diferencial deste ou daquele vinho. O melhor concurso ainda é o nosso próprio paladar.
Já degustamos o vinho do mês da nossa confraria.
Abs.,

Tico disse...

hahuha..amigo foi so um pouco de consideraçao com seu conheçimento...rss..nao leve muito a serio..hehhe no mais abraço.. estou degustando um vinho agora..nao e dos melhores mas e bom daria 3 taças pra ele ..chama Finca Martha..argentino safra 2004. 18,00...abraços

Vinho para Todos disse...

Caros amigos do Le vin au Blog,

esperava ter degustado o vinho ontem, mas ficou para sábado.
Estou muito curioso com o resultado... afinal o Casillero del Diablo é uma lenda sul-americana.
Abraços.

Vinho para Todos disse...

Caro Tico, brinquei com você com a questão do "pai", mas fiquei feliz que tenha conseguido ajudá-lo em suas degustações.
Grande abraço...