11 julho 2007

Santa Carolina Cabernet Sauvignon Rosé 2006

O que se deve esperar de um rosé?
Particularmente, espero encontrar aromas de boa intensidade, boa acidez para manter a refrescância, leveza e final agradável. Nada de complexidade. Nada de evolução com tempo em garrafa, por isso um vinho da safra 2006 deve estar pronto para consumo.
Este Santa Carolina, feito com uvas cabernet sauvignon do Vale do Rapel, cumpre bem seu papel. Um vinho correto para o que se espera de um rosé, pelo qual paguei $10, numa promoção do Extra.
No copo, coloração vermelho cereja, formando lágrimas (13% de álcool). Aromas de razoável intensidade, lembrando morango e cereja. Na boca, o álcool apareceu, sem comprometer. Boa acidez, leveza e referescância. Nada de notas adocicadas, que poderiam deixar o vinho um tanto "chato". Final de boa persistência, frutado, "amarrando" o palato. Lembrou - em certos momentos - as características de um honesto vinho branco.
Por este preço (ou até por volta dos R$15), pode-se comprar uma dúzia de garrafas, pois agradará aos paladares, especialmente dos que se iniciam no mundo dos vinhos.

6 comentários:

Solon disse...

Se nunca o experimentou, recomendo comprar uma garrafa do rosé da Santa Julia, de Syrah, em sua próxima visita à Expand (que, acredito, é a distribuidora exclusiva no Brasil). Não sou nem um grande fã, muito menos um conhecedor deste tipo de vinho, mas acho surpreendente sua capacidade de balancear a jovialidade e acidez de um vinho branco com sabores um pouco mais complexos que remetem a um tinto.

Vinho para Todos disse...

Solon, agradeço a visita, o comentário e a sugestão do Santa Julia Rosé. Gostei de sua definição para estes vinhos: "capacidade de balancear a jovialidade e acidez de um vinho branco com sabores um pouco mais complexos que remetem a um tinto". Foi isso que tentei dizer neste post, mas sem a mesma propriedade.
Saúde!!!

gerson disse...

Olá, esse mês exagerei nos gastos com vinhos, mas não tem jeito, fim do mês comprarei com certeza um "casillero", degustei duas garrafas do Santa Carolina Merlot Reservado e achei excelente. Tome coragem e deguste o Forestier Cabernet Franc, como entendo pouco, gostaria de seus comentários, abraços.

le vin au blog disse...

Não podemos desanimar! Esperamos a sua indicação do vinho do mês.

Abs.,

Tico disse...

amigo, degustarei o casillero del diablo cabernet..

Tico disse...

fiz um comentario do seu blog no meu..apesar que acho que sao publicos distintos