30 agosto 2007

Valdorella Valpolicella DOC 2005

Os tintos valpolicella são produzidos (em rios) na região do Vêneto e são um corte entre as uvas nativas corvina, molinara e rondinella. Segundo os especialistas, a primeira dá personalidade ao vinho, a segunda dá acidez e a terceira o sabor. No entanto, parece que neste Valdorella, produzido em Verona, faltou de tudo um pouco, talvez pelo fato de que vinhos valpolicella são produzidos para atender a uma demanda alta por vinhos italianos, sem maior preocupação com a qualidade. Esta situação decorre de uma liberalidade do governo italiano, que nos anos 1970 permitiu a produção de muitos vinhos sem qualquer qualidade sob esta denominação DOC.
No copo, coloração vermelho vivo, denotando desde logo ter pouco corpo. Boas lágrimas, apesar dos 12% de álcool. Aromas discretos de frutos vermelhos, terra molhada e muita lembrança vegetal, lembrou muitos merlot nacionais, daqueles pouco cuidados.
Pouco corpo, muito magro. Taninos ainda vivos, mas acidez em baixa. Certa adstringência. Retrogosto aparecendo notas florais discretas. Final desinteressante e curto.
Vinho seco, um tanto rústico, mas que não foi bem com a comida, porque a única sensação deixada pelo vinho foi o álcool. Fundo de copo lembrando couro (desagradável).
Em resumo: um vinho que não valeu os R$ 16,90 que paguei, no Carrefour. E mais: vinho italiano que não vai bem com comida não é vinho italiano!


4 comentários:

Sérgio Lousas disse...

Já comprei duas garrafas desse vinho. Dinheirinho mal gasto, esse viu?

William Souto da Costa disse...

Este vinho já me deixou triste algumas vezes. Quando comprei (uma única vez) e quando vou a algum lugar e me servem, achando que vou gostar porque é italiano. Terrivelmente chato.

Simon disse...

sou italiano, fiz uma pesquisa la e esta marca nao esiste... acho que foi desenvolvida so para o mercardo brasileiro... acho que este mercado ja è maturo para gastar um pouco mais e apreciar um valpolicella bem feito (Valpolicella Classico Superiore como Zeni ou Ragose)

Anônimo disse...

paulo comprei 5 garrafas safra 1993. e não tomei ainda sera que joguei dinheiro fora.....