19 setembro 2007

Botticelli Cabernet Sauvignon 2006

Os vinhos produzidos no Vale do São Francisco ainda não me convenceram. Ao menos os que experimentei e que estão na faixa deste blog. Talvez algum reserva especial possa me provar o contrário, mas por enquanto são vinhos comuns ou abaixo disso.
Ao ler sobre a região, percebi que a aposta começou há mais de vinte anos e uma das vinícolas pioneiras foi a Botticelli. Então, ao encontrar este cabernet sauvignon nas prateleiras do Carrefour a R$15, não tive dúvidas em matar minha curiosidade, apesar de desconfiar desde logo dos 12% de teor alcoólico, que para esta uva está abaixo do costumeiro.
No copo, um púrpura bem escuro, quase turvo, com boa formação de lágrimas. Aromas florais de boa intensidade, lembrando violetas. Frutos vermelhos também, mas bem escondidos.
Pouco corpo, quase ralo, com taninos tímidos, mas boa acidez, o que permitiu acompanhar bem uma lasanha. Retrogosto agradável, floral. Final de média persistência, com álcool equilibrado e nada de madeira. Pronto pra beber.
É um vinho comum. Se fosse degustado às cegas, não diria tratar-se de um cabernet sauvignon, pois lhe faltam os aromas característicos e o corpo necessário. Valeu a experiência, mas temos melhores vinhos a esse preço. E o Vale do São Francisco continua me devendo...

6 comentários:

Vic Barr disse...

Para que o Vale do São Francisco se redima contigo e não continue te devendo, tente o Miolo Terranova Late Harvest. Adoraria ver este vinho comentado aqui nesse maravilhoso enoblog.
Abraço.
Vic Barr

Vinho para Todos disse...

Estou depositando minhas fichas num TERRANOVA RESERVE CAB. SAUVIGNON/SHIRAZ 2006 que comprei recentemente. Em breve, quem sabe não mudo de idéia?
Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

le vin au blog disse...

Compramos um TERRANOVA RESERVE CAB. SAUVIGNON/SHIRAZ 2006 tb.... Vamos ver como ele está.

Abs.,

Marcelo Braga disse...

concordo plenamente e também não fui convencido por nenhum vinho daquela região.

Derlany Belfort disse...

Seu blog é muito bom, Parabéns. Mas na minha opinião os vinhos do vale do são francisco são muito bem elaborados! e gostosos também! Peço que você faça uma nova avaliação com o vinho: 1501 Botticelli Cabernet Sauvignon 2006, na minha opinião ele é o melhor dos Botticellis!

Unknown disse...

Concordando com Derlany, minha opinião também segue igual ...tomamos um Botticelli da safra 1988, foi uma experiencia incrível, gostaria que fosse avaliado novamente.

Maria Aparecida Bodnariuc Fontes