23 fevereiro 2008

Corvo Rosso Sicilia IGT 2004

Ao contrário do que acontece com muita frequência no "Novo Mundo", os vinhos italianos são feitos para acompanharem comida. Este vinho é um exemplo. Melhorou muito quando passou a ser acompanhado, revelando-se inclusive mais frutado e redondo.
É um vinho produzido na Sicília pela Duca di Salaparuta, casa fundada em 1824 e bastante conhecida no Brasil. Seu preço costuma ser um pouco mais alto, mas paguei R$ 19,50 no Makro, numa promoção. É um corte das italianas Nero d’Avola (70%), Pignatello (15%) e Nerello Mascalese (15%), passando 10 meses em barricas de carvalho e tanques de cimento, mais 2 meses na garrafa. É marca produzida desde a fundação da vinícola.
No copo, coloração muito bonita, um rubi com tendência ao granada, formando muitas lágrimas. Aromas um tanto modestos, lembrando frutos vermelhos e algumas notas vegetais. Tipicidade italiana.
Corpo mediano, com taninos presentes e acidez mediana. Certa rusticidade, mas com grande equilíbrio. Retro-olfato frutado. Vinho para refeições. Final mediano, com notas lembrando chocolate amargo.
Vinho correto, que valeu cada centavo. Um vinho italiano acessível e com personalidade. Longe dos Valpolicella aguados que invadem o mercado brasileiro.

5 comentários:

nilson roberto disse...

Olá Vinho para todos
Não tenho tido boas referencias deste vinho, os comentários de meus clientes(sou atendente)é que já foi um vinho muito bom e caiu de qualidade,talvez seja pelo habito do brasileiro tomar vinho como se fosse cerveja, apenas como apretivo,pois ainda não provei, depois de seus comentários acho que eu devo prova-lo e tirar minhas conclusões

Anônimo disse...

Primeira vez que acesso o Blog, já foi pro favoritos!
Parabeéns pela bela iniciativa.

stoledo disse...

Olá... degustamos este vinho ontem e gostamos muito, sou apenas apreciadora não uma exper em vinhos mas minha impressão foi muito boa, leve, gostoso,combinou perfeitamente com o nosso jantar...

FABIO OBERTO disse...

PROVEI HOJE E GOSTEI E RECOMENDO COMO ALTERNATIVA AOS CHILENOS E ARGENTINOS QUE DOMINAM AS CARTAS AQUI NO SUL

Luis Valdivia disse...

Olá, sou apreciadorde vinhos e acabo de comparar um garrafa de Corvo Rosso. Espero que cada uma de suas palavras se façam verdadeiras, pois vou apresentá-lo para um jantar. Adorei o blog, parabéns. Grande abraço.