16 março 2008

Osborne Solaz Tempranillo Cabernet Sauvignon 2003

Em 2007 comentei um vinho desta mesma linha da Osborne, só que um corte de shiraz e tempranillo, que se mostrou bem interessante (relembre). Era o vinho do mês de agosto da "Confraria Brasileira de Enoblogs".
Este, agora comentado, é um corte de tempranillo (80%) e cabernet sauvingon (20%), também produzido na região de Tierra de Castilla, que me custou R$ 21, no Valentina Bistrô. Uma aposta meio arriscada, porque um vinho com mais de quatro anos poderia não estar bom.
De fato, quando servido, os primeiros aromas não foram tão agradáveis, porque demonstravam que o vinho poderia estar à beira da morte. Toques de mel e ferrugem, além do aspecto pouco límpido me frustraram de início. Mas as poucos o vinho se abriu e estes aromas diminuíram muito. Provavelmente uma decantação por uma ou duas horas, para areação, lhe teria caído bem. Dá pra concluir que safras mais recentes são uma boa opção de vinho espanhol acessível.
No copo, uma coloração rubi, com bordas tendendo ao grená e pouca transparência. Após o sumiço dos aromas de declínio, frutos vermelhos com boa intensidade, madeira discreta e algum vegetal. Taninos ainda vivos, dando certa rusticidade. Boa acidez e álcool em equilíbrio. Vinho amplo e de boa estrutura. Retro-olfato bastante frutado, com final mediano e boca "amarrando". Passou por 4 meses em barricas de carvalho americano, que lhe deram elegância, sem exageros.

3 comentários:

gerson disse...

Olá, semana passada bebi o mesmo vinho, mas da safra de 2004 e estava excelente. abçs

Vinho para Todos disse...

Gerson, confirmou o que disse na postagem: dá pra apostar em safras mais recentes deste vinho.

Obrigado pelo comentário.

Saúde!!!

Le Vin au Blog disse...

Confrades

Apenas para confirmar. O vinho do mês é o Cisplatino Tannat / Merlot 2005 (Pisano) importado pela Mistral (http://www.mistral.com.br/product.aspx?idDept=0&idProduct=15287).

Abraços.
Le Vin au Blog