01 maio 2008

Santa Helena Siglo de Oro Cabernet Sauvignon 2006

Este é o 15º vinho comentado para a "Confraria Brasileira de Enoblogs", uma escolha do blog Colheita de Vinhos. Veja os comentários anteriores da Confraria no último menu à direita. Têm participado assiduamente os blogs brasileiros listados à direita: Le Vin au Blog, Le Vin Quotidien, Di Vinho Viver e Colheita de Vinhos. A partir do próximo mês, os amigos do Gourmandise também farão parte da brincadeira.
É um vinho produzido pela tradicional vinícola Santa Helena, que já teve outros vinhos comentados aqui. De todos, gostei mais de um Reservado Shiraz 2003, que me pareceu mais intenso e estruturado que os demais (relembre).
O vinho deste mês pertence à linha Siglo de Oro, superior à linha Reservado, com passagem de 3 meses por barricas de carvalho. As uvas são provenientes do Vale do Colchagua, mas a vinícola deve produzir esta linha apenas para exportação, pois não faz referência a ela em seu site (visite). Pela garrafa, paguei R$26,90 no Extra.
No copo, coloração púrpura, com notas violáceas e muitas lágrimas, grossas e rápidas (13,5% de álcool). Bons aromas a frutos vermelhos bem maduros, notas de pimentão. Algum vegetal dependendo da temperatura. Madeira discreta.
Vinho mais leve do que se esperaria de um cabernet sauvignon. Taninos um tanto escondidos, acidez moderada e álcool em evidência, deixando o vinho "quente". Certo desequilíbrio. Retro-olfato frutado, também marcado pelo pimentão, uma característica desta uva no Chile.
Final curto, mas com algum frutado. Pouca madeira no final, o que acaba sendo positivo nos atuais vinhos chilenos nessa faixa de preços. Leve amargor no palato.
Enfim, um vinho sem complexidade, que não empolgou, mas também não decepcionou. Perdeu pontos pela "magreza", mas ganhou por não exceder na madeira e nos "aromas de baunilha". Está pronto para beber e não deve melhorar com tempo de guarda, pois não é estruturado para tanto. Vinho bom para o dia-a-dia, sem maiores pretensões.

6 comentários:

Laura Monteiro - Campinas-sp disse...

particularmente gostei muito desse vinho, ele é redondo e caiu muito bem com uma tábua de queijos. Acho que vc pegou um pouqinho pesado com ele né? Não tem problema continuo visitando o blog mesmo assim...

Le vin au Blog disse...

Olá Vinho para Todos.

Interessante que este vinho dividiu opiniões. Concordo com você que ele não empolgou, que apresentou certo desequilíbrio principalmente por estar "quente".

De quem será a próxima indicação?

Abs.,

Le vin au Blog disse...

Vinho Para todos,

o blog "Avaliador de Vinhos", http://avaliadordevinhos.blogspot.com/ e o blog " Diario de Baco". http://diariodebaco.blogspot.com/ mostraram interesse em participar da Confraria. Quando o vinho do mês for decidido, vamos lembrar de passar o nome e as "instruções" para eles... Vamos ver se a Confraria cresce.

Abs.,

Colheita de Vinhos disse...

Olá vinho para Todos,

Eu gostei deste vinho, achei-o correto pelo valor, e bom para o dia a dia, mas nada de excepcional. Mas no geral me agradou. Ontem eu tomei um Santa Helena Reservado CS 2006, que é bem mais fraco que o Siglo de Oro.

Abraços,

Guilherme.

Anônimo disse...

Tenho tomado este vinho com frequencia e acredito ser um otimo custo X beneficio, superou minhas expectativas se comparado com outros que sem mostraram mais pretenciosos, dentro desta faixa de preço o que os amigos acreditam que são melhores que este vinho?
Abraços a todos, Cello Carlifornia

Arnaldo Paiola disse...

Tomei a primeira vez achei excelente se comparado com os outros a qualidade o custo excelente