05 julho 2008

Tres Palacios Reserve Merlot 2005

A Vinícola Tres Palacios é uma empresa familiar, fundada em 1996. Está localizada em Cholki, no Vale do Maipo, a 16 km da cidade de Melipilla, com capacidade para produzir 700.000 litros.
Possui três linhas de vinhos. Este é da linha mais básica da casa (embora seja chamada de Reserva). Ganhei uma garrafa de minha esposa, que o comprou em Gramado-RS. Parece ser importado pela Enoteca Fasano. Um merlot, que leva de 3 a 5% de carmenère, para dar maior sedosidade e complexidade, segundo a vinícola, com pequeno percentual do vinho passando por madeira.
Coloração rubi, com muitas lágrimas, lentas e uniformes. Ao servi-lo, percebe-se um bouquet franco e interessante. Intensamente aromático, traz lembranças de frutos negros, com aparentes notas vegetais. Madeira discreta, lembrando baunilha, mas honestamente empregada. Algo químico, que todos os que beberam disseram lembrar de petróleo. Petróleo? Sim, é um descritor aromático que pode estar presente nos tintos.
Bom corpo, com taninos redondos e macios. Acidez moderada. Retro-olfato com notas frutadas de boa intensidade, completadas por vegetal discreto. Final longo e elegante, marcado por fruta e madeira.
Vinho muito agradável, com certa complexidade. Pode ser bebido agora ou pode ser guardado por mais um ano, sem problemas.

4 comentários:

Imfernandes disse...

Quanto será que está custando essa belezura?

Abraço!

Fabiana Gonçalves disse...

Ele é importado pela Enoteca Fasano mesmo. Em uma degustação promovida aqui no Recife por eles, provei dois Grand Reserve (um cabernet sauvignon e o outro carmenére). Sei que esse dois por aqui estão na faixa de R$ 85. São vinhos bem interessantes. Agora, com o seu comentário, fiquei com vontade de provar esse merlot :)
Abraço!

lil disse...

provei e aprovei maravilhoso e aveludado com notas suaves de baunilha. Interessante e intenso aprovado.

M Aguiar disse...

Tomei uma taça do Carmenère no Bar do Fasano, Rio, e fiquei muito bem impressionada...tanto que vim atrás dele na internet para saber onde comprar. Será que só tem na Enoteca Fasano?