01 julho 2008

Trivento Pinot Noir 2007

Esta foi minha escolha para vinho do mês de julho, a 17ª indicação da "Confraria Brasileira de Enoblogs", que conta com a participação dos blogs nacionais listados no menu à direita. Havia indicado o Santa Helena Vernus 2004, mas o preço que paguei era bem menor que o encontrado pelos demais confrades. Achamos melhor mudar para este vinho, produzido pela Trivento, que poderia ser encontrado mais facilmente por todos. O preço também é bastante acessível: paguei R$24,90, no D'Ville Supermercado. No dia 15 de julho comentarei o Vernus, para não passar em branco. É um vinho produzido na tradicional região de Mendoza, que não é o melhor terroir argentino para a pinot noir, pois segundo os especialistas ela tem se dado melhor em regiões mais frias, especialmente na Patagônia.
.
Na taça, um rubi intenso e brilhante, um pouco mais escuro que o esperado para esta uva, com boa formação de lágrimas, grossas e lentas. Aromas de boa intensidade, característicos da variedade, lembrança clara de amoras e framboesas. Sem sinal de madeira (o que foi bastante positivo).
Na boca, um vinho leve, com boa presença, redondo. Taninos presentes, dando uma leve aspereza, acidez marcante e álcool perceptível, mas sem desequilibrar o conjunto (13,5% de teor). Presença de certo "adocicado". Retro-olfato com frutas e toques minerais.
Final de boa persistência, marcado por um gostoso frutado. Melhor em boca do que o exame olfativo sugeria. Ótima relação qualidade x preço. Boa opção para ter em casa. Apenas recomendo cuidado com a temperatura, pois o álcool tende a "queimar" se servido acima dos 15ºC. Melhor respeitar a indicação da vinícola e servi-lo entre 12-14ºC. Pronto pra beber.

15 comentários:

Imfernandes disse...

Poxa, eu não encontrei o vinho. Procurei aqui no Rio em tudo que é lugar, mas nem na Expand (que trabalha com a Trivento) tinha.

Engraçado é que um dia antes de fazer o DegustEno eu havia o encontrado no Graal, aqueles postos de viagem no meio das estradas.

Bom, fica para o próximo mês. Mas valeu a indicação, já sabemos que podemos confiar nesse pinot.

Abraço.

Le Vin au Blog disse...

DegustEno,

Você pode achar o vinho por um bom preço em Botafogo, na Rua Dona Mariana na Alipão vinhos aqui no Rio.

Abs.,

Colheita de Vinhos disse...

Oi Vinho para Todos ...

Será que eu fiquei louco ao sentir um aroma de goiabada ?? rsrsrs ...

Mas está aí um vinho jovem sem passagem em madeira que agrada!
Outro Pinot que me agradou (também sem passagem por madeira) foi o Casa Viva Pinot Noir 2007.

Grande abraço,

Guilherme

Avaliador de Vinhos disse...

Ótima indicação do Vinho para Todos. Excelente custo-benefício. Já tomei uma garrafa. Amanhã, tomarei outras com os amigos da confraria Vinhos & Idéias. E na quinta porei a avaliação dele no blog.
Abraço!

Le Vin au Blog disse...

Vinho para Todos,

Qual blog indicará o próximo vinho?

Abs.,

Fabiana Gonçalves disse...

Também não achei o vinho. Logo na minha estréia na Confraria! É uma pena. Vou correr logo atrás do próximo.

Abraços!

Nadya Foltran disse...

Olá,

Primeiramente gostaria de elogiar o blog, pois tem sido uma ótima fonte de informação e de inspiração para a compra de vinhos. Gostaria de saber se você já provou algum vinha da Casa Perini, especificamente o Cabernet Sauvignon safra 2005.
Obrigada pela atenção e mais uma vez parabéns.

Fernanda disse...

Olá!
Sou uma iniciante (muito iniciante) no gosto por vinho. Gostaria de dizer que seu blog está me ajudando muito a selecionar o que comprar para aos poucos ir aprendendo um pouco e formando meu paladar.
Essa dica, até agora, foi a melhor de todas! É verdade que consegui uma garrafa do Trivento Pinot Noir 2006 e não 2007, fiquei com medo de não gostar. Mas achei tão gostoso! Delicado, diferente, gostei muito, fiquei feliz! Agora vou tentar comprar mais algumas garrafas para oferecer aos amigo e para ter a boa experiência novamente.
obrigada!

Vinho para Todos disse...

Nadya, em breve comentarei o Casa Perini Ancelotta 2006.

Fernanda, obrigado pelo comentario. Este blog tem por objetivo atingir pessoas como voce, que precisam de informaçoes de um consumidor comum.

Quando comprar um Pinot Noir, cuidado com safras muito antigas, pois e um vinho feito para ser bebido jovem (salvo raras exceçoes). Mas tenho certeza de que o 2006 ainda estava bom.

Saude!!!

Fernanda disse...

obrigada por mais essa dica!

Saúde ! :-)

Guilherme disse...

Olá!

Há alguns dias atrás provei um Trivento Cabernet-Merlot 2006 e gostei muito. Pela indicação provarei este Pinot Noir. Nas lojas do Sam's Club, na Grande São Paulo, pode-se encontrar vários vinhos da marca.

Abraço,
Guilherme.

Guilherme disse...

Olá!

Há alguns dias eu provei um Trivento Cabernet-Merlot 2006 e gostei bastante. Pela indicação, pretendo experimentar este Pinot noir. Na região da Grande São Paulo encontra-se vinhos dessa marca no Sam's Club a preços interessantes.

Abraço,
Guilherme.

Guilherme disse...

Olá!

Há alguns dias provei um Trivento Cabernet-Merlot 2006 e gostei bastante. Pela indicação, pretendo experimentar o Pinot noir. Na Grande SP encontra-se vinhos da marca nas lojas do Sam's club a preços convidativos.

Abraço,
Guilherme.

Vinho para Todos disse...

Hoje, 14/11/08 experimentei o vinho novamente. Ainda está ótimo, uma boa opção de pinot noir sul-americano na faixa dos $20-25.

Marcos disse...

Estou em frente a terceira taça do Pinot noir 2007 da Trivento, bom, no site da empresa não encontrei esta variedade para ver o que eles falavam, inclusive a temperatura de serviço, na garrafa indica de 16 a 18 graus, e não os 13 que aqui se referiam, mas é um vinho com custo benefício razoável, achei depois da segunda taça ainda muito alcoólico e na terceira se manteve igual e os aromas se perderam por conta do álcool.