25 agosto 2008

Santa Ema Barrel Select Syrah 2005

Este foi o terceiro vinho da degustação promovida pelo D'Ville no dia 2/8. Será vendido na casa dos R$65. É produzido pela Viña Santa Ema, com uvas provenientes do Vale do Cachapoal e passou oito meses em barricas de carvalho e mais quatro meses em garrafa.
.
Na taça, um bonito vinho, púrpura intenso e brilhante, com muitas lágrimas. Aromas iniciais lembrando terra. Abriu-se rapidamente, revelando frutado intenso, com notas de menta bastante aparentes e abaunilhado elegante, por conta do tempo em barricas. Nenhum aroma se sobrepôs aos outros. Elegante.
Corpo mediano, redondo e macio, com taninos doces e boa acidez. Retro-olfato repetindo menta e frutas vermelhas. Final mediano, mas elegante e agradável. Álcool sem incomodar em nenhum momento, apesar dos 14%. No fundo do copo, madeira e menta, aparecendo especiarias.
Vinho maduro, mais elegante do que potente e com boa complexidade aromática. Pronto para beber. Está no auge. A relação custo beneficio é boa. Sem dúvida o vinho vale o que custa, embora não dê pra consumir toda semana.

6 comentários:

rosa maria martins moraes disse...

Ola, sempre visito seu blog buscando informações sobre vinhos e harmonização,sou apaixonada neste assunto, por isto coloco o seu blog no meu favorito, pois tenho um blog que busca este tipo de assunto(vinho/comida/harmonização) dê uma olhada se gostar pode adicionar no seu blog, obrigada.
http://sabordaservas.blogspot.com/

Leonardo De Araujo disse...

Parabéns pelo 200º vinho.
E mais, parabéns pelo alto nível das análises nas postagens.

Brindes
Leonardo
vivaovinho.blogspot.com

Vinho para Todos disse...

Leonardo, agradeço pela lembrança e pela camaradagem do elogio.

Saúde!!!

Ricardo disse...

Tomei um Sta Ema, mas era Merlot, agora no Chile. Realmente amei o toque de baunilha e o jeito redondo que desce. Pena que ainda não achei por aqui nem o Merlot nem de outra uva desta vinícula.

Abs,

Ricardo Rodrigues

André Abreu disse...

Esta noite abri pela segunda vez uma garrafa do Syrah Barrel Reserve, verdadeiro néctar. Aprovado: rico, frutado, intenso e redondo.

Ricardo Rodrigues disse...

Agora já achei quem vende Sta Ema no Rio e também via adegacuritibana. Esse Sta Ema Barrel Select Syrah é muito bom mesmo, ainda mais da safra 2005. Já tomei 2 também!

Vale experimentar o Merlot e o Cab. Sauv. logo acima dos barrel select também!!