29 setembro 2008

Michele Carraro Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2004

Gosto de vinhos tintos que são feitos para acompanharem comida. Não que os vinhos “para se beber despreocupadamente” sejam ruins, mas o cuidado do produtor certamente não é o mesmo, pois são destinados ao consumo mais rápido, atendendo a paladares menos exigentes.
Este vinho é produzido pela vinícola
Michele Carraro, fundada em 1987, com uvas de vinhedos próprios (11,9 hectares), localizados no Vale dos Vinhedos. Quando bebido antes da refeição, recebeu a seguinte anotação em minha caderneta: “agradável, mas sem empolgar”. Quando passou a acompanhar o jantar, tornou-se outro vinho, com personalidade e força, encantando a todos.
Na taça, coloração púrpura, tendendo ao granada. Muitas lágrimas, uniformes e lentas. Aromas iniciais lembrando poeira, com frutos vermelhos bem maduros ao fundo. Abriu-se com o tempo, melhorando o frutado e revelando ervas e especiarias. Apareceu aroma muito semelhante a azeitona preta (?).
Corpo mediano, com taninos firmes e baixa acidez. Álcool aparecendo um pouco (13,6%). Final médio, marcado pelos taninos, deixando a boca seca e um leve amargor no palato, mas sem incomodar.
Como disse, melhorou muito com comida, ficando macio e redondo, embora um pouco “quente”. Boa relação qualidade x preço (me custou R$ 29). Depois do jantar, voltamos a beber o vinho, mas ele voltou a ser um vinho pouco interessante. Não me lembro de ter comentado um vinho que tenha se comportado de maneira tão diferente com a refeição e sem ela.

Vinho pronto para consumo, mas acredito que ainda esteja em forma daqui 2 anos.

6 comentários:

Gerson disse...

Olá, como eu faço para saber quando decantar um vinho?

Gerson disse...

Olá, ontem bebi um Gran Hacienda Santa Rita e confesso que apesar de ser uma "classe" a mais que o 120, gostei mais do 120, mas fazer o que né, vinho é assim mesmo, cada garrafa uma surpresa...abçs

Raimundo Amir disse...

oLá, degustei este vinho, quando estive na VINÍCULA´em 2005, gostei muito,comprei uma caixa, do GRAN RESERVA, safra 2003, ainda tenho uma garrafa, estou adorando.Mais não encontro aqui no RIO DE JANEIRO. Como posso comprar?

Raimundo Amir disse...

como posso comprar aqui no RIO DE JANEIRO

Vinho para Todos disse...

Raimundo, sinceramente não sei responder sua pergunta.
Estive na vinícola em outubro e não comprei nada desta vez.

Costumo fazer pedidos de uma cantina, chamada CANTA MARIA, que atende todo o país. Talvez eles possam dar a informação que precisa.

Obrigado pela visita e comentário.

Saúde!

Alvaro Palmeira disse...

Vinho muito bom, tive oportunidade de degustar váris garrafas na Cantina Del Vícolo em Gramado/RS.

Abraços,
Cassiano