09 outubro 2008

Casa Perini Ancellotta 2006

Quem nunca bebeu ou esteve em algum lugar onde estivessem servindo o famoso vinho JotaPê? Eu, particularmente, nunca bebi, mas já vi muita gente comprando ou bebendo este vinho. Não posso falar nada a respeito, mas ele é um marco para a Vinícola Perini, que com ele passou a se transformar em empresa em 1970, embora a família já produzisse vinho desde 1928, em Farroupilha-RS.
Este vinho é honesto pelo preço que paguei R$18, sem provocar suspiros. É produzido com uvas Ancellotta, típica casta da Emilia-Romagna, onde entra no corte com a Lambrusco para produção do famoso frizzante italiano. A vinícola utiliza uvas provenientes do Vale Trentino, divisa entre Caxias do Sul e Farroupilha, onde predominam os costumes italianos.
Na taça, coloração púrpura, bastante escura, manchando as paredes de vidro e os dentes. Formação abundante de lágrimas (12% de teor alcoólico). Aromas de boa intensidade, com predominância vegetal (eucalipto, menta e alguns temperos). Leve, pouco corpo, com taninos macios, mas certa adstringência, que marcou o final de boca. Retro-olfato com lembrança unicamente vegetal. Final de boa persistência, agradável.
Não é potente nem impressiona pelos aromas, mas é agradável e vale o que custa.

3 comentários:

Rafa e Patty disse...

Olá!
Tenho acompanhado com interesse seu Blog e as avaliações da confraria brasileira de enoblogs.
Como amante de vinhos (e a pedido de amigos) estou pensando em criar um enoblog onde possa postar minhas impressões sobre vinhos mais acessíveis (como os que vc avalia aqui).
Gostaria de saber, caso venha a criar esse blog, como faço para participar da CBEnoBlogs, se é que realmente seria possível.
Um abraço e parabéns pelo Blog.

Vinho para Todos disse...

Amigos,

Quando fizerem o blog, entrem em contato. Para participar da Confraria não há segredo, bastam informar o interesse em participar para que sejam avisados do vinho do mês.

Para NOVEMBRO (postagem para dia 1º), o vinho escolhido foi LATITUD 33º MALBEC 2007. Vinho na faixa dos $20, escolhido pelo DEGUSTENO.

Saúde!

VPT

Avaliador de Vinhos disse...

E quanto custa este Casa Perini, confrade?

Confesso-lhe que é uma vinícola ainda desconhecida por mim.

Preciso explorar alguns vinhos dela...