25 dezembro 2008

Identidade Marselan 2006

A linha Identidade, da Casa Valduga, é dedicada a vinhos tintos de castas menos tradicionais para o consumidor brasileiro: Ancelotta, Marselan e Arinarnoa. Os rótulos possuem uma proposta interessante, pois permitem que o comprador possa tornar sua garrafa exclusiva, com a inscrição de sua impressão digital, uma dedicatória ou qualquer outra mensagem. No rótulo da foto, imprimimos as digitais de nossa família (salientando que apenas os adultos beberam o vinho, claro!).
A variedade Marselan é fruto do cruzamento entre a Cabernet Sauvignon e a Grenache. Esta última entra na produção da maior parte dos vinhos Côtes-du-Rhône e nos Châteauneuf du Pape. Por uma garrafa deste vinho, produzido com uvas de Encruzilhada do Sul, paga-se em torno dos R$45.
De coloração púrpura intenso, é brilhante, com bordas violáceas e pouca transparência. Denso, com muitas lágrimas, manchando a taça. Aromas intensos a frutos vermelhos maduros, lembrança de terra, leve defumado, toques vegetais e álcool leve no nariz (13,5% de teor).
Encorpado, com taninos vivos e um pouco ásperos ainda, indicando que poderá ser guardado por 2 ou 3 anos. Acidez marcante e retro-olfato frutado. Final de longa persistência, marcado por fruta, especiarias e madeira bem integrada, deixando a boca um pouco seca. Gostoso tostado, em virtude dos meses em que passou por barricas francesas.
Vinho para acompanhar comida, como quase todos os tintos desta vinícola. Deve amadurecer e ficar mais dócil, mas já apresenta uma complexidade aromática bastante interessante (fruta, vegetal e tostado), sem que a madeira seja o principal ingrediente do conjunto. Equilibrado, com álcool aparecendo levemente apenas na análise olfativa. Potente e elegante, vale o que custa!

2 comentários:

Rafael Loyola disse...

Olá VPT!
Achei bem divertida a proposta do rótulo...
Obrigado pelo seu comentário sobre o Gewürtztraminer no De Vinho em Vinho.

Um feliz 2009 pra vc e pra família!
Abraços,
Rafael.
(De Vinho em Vinho)

Patricia disse...

gostei deste vinho, pra mim esta melhor que os outros dois da Linha. Paguei menos no www.vinhosweb.com.br , casa valduga esta de parabens.

abraços.