23 fevereiro 2009

Artero Tempranillo 2007

Comprei este vinho por R$23,50 e gostei do resultado. O ponto negativo ficou por conta do final muito ligeiro, mas tem bons aromas e melhorou na boca. É produzido na região de La Mancha, uma das Denominaciones de Origen espanholas, pela tradicional Viñedos e Bodegas Muñoz, fundada em 1940.
De coloração púrpura e reflexos violáceos, formou lágrimas abundantes, finas e lentas. Boa intensidade aromática, lembrando frutos vermelhos bem maduros e compota. Leve álcool no nariz (14%).
É leve, de pouco corpo, mas com taninos vivos e acidez marcante. Retro-olfato repetindo compota. Final curto para o frutado e para os taninos, prevalecendo um gostoso tostado. Álcool de leve no final.
Como disse, vinho que evoluiu entre os aromas e a boca, mas caiu bastante no final pouco persistente. É gostoso, agradável e com bom preço. Pronto para beber!

2 comentários:

Iran disse...

Concordo com o cometário. Entre os Espanhóis esta aquem dos de preço semelhante de Navarra. E comparado com os do novo mundo fica mais distante na relação custo benefício. Mas vale a pena prová-lo.

Eduardo disse...

Prezado,
Me ajuda? é o seguinte: Para uma paella de frutos do mar qual o melhor? Tinto, rosado ou branco seco? Sei que o Artero é 10 !!!" Mas compro qual e qual quantidade? São 20 pessoas que irão jantar em minha casa.

Um abraço,

Eduardo
edulemes@globo.com