13 fevereiro 2009

Toso Espumante Brut

A Bodegas y Viñedos Pacual Toso foi fundada em 1890, por um imigrante italiano do Piemonte, don Pascual Toso, que chegou à Argentina dez anos antes. Hoje, é considerada a segunda empresa no país em produção e venda de vinhos espumantes. No site da vinícola não há informação sobre as uvas utilizadas na produção deste espumoso. Mas arrisco dizer que não leva Pinot Noir. Talvez apenas Chardonnay ou esta cortada com Riesling. Produzido pelo método charmat, leva de seis meses a um ano para elaboração do vinho base, mais dois meses em autoclaves de aço para segunda fermentação e maturação de, no mínimo, três meses em garrafa, para aprimoramento do bouquet. Pela garrafa, paguei R$26,90.
Na taça tem coloração amarelo-esverdeado, com bolhas grandes e de média intensidade. Bons aromas iniciais, lembrando frutos cítricos. Mas desapareceram rapidamente.
Refrescante e cremoso, apresenta notas "verdes", mas agradáveis. Retro-olfato com leve tostado. Final de média persistência, com prevalência dos aromas da fermentação se sobrepondo ao frutado.
Dá conta do recado, sem ser extraordinário. Razoável relação qualidade x preço, porque por este valor compra-se espumantes brasileiros melhores.
Ponto negativo: a rolha! Teria passado vergonha se fosse abrir a garrafa perto de convidados. Foi muito difícil e cansativo. E olha que tenho certa experiência no assunto...

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia,
Nossa história começa com uma empresa familiar produtora e engarrafadora de vinhos de qualidade, de Origem Portuguesa, as Caves Vidigal, SA, fundada no ano de 1958.
Foi comprada em 1994 por um Português que emigrou de seu país e viveu 27 anos na Dinamarca, o António, onde até hoje possui uma empresa importadora, principalmente de produtos Portugueses para este pais escandinavo.
Com a volta do António a seu país de origem em 2001, retoma a Vidigal e casa com a Brasileira Maria Luiza. A família veio junto, eu (Rodrigo) e meu irmão Ricardo e nossas respectivas esposas a Luciana e a Andréa.
Em 2005 uma grande empresa Norueguesa distribuidora de bebidas, a Red&White adquire a parte das caves de nosso sócio. Nos tornamos Vidigal Wines, SA.
Com grande conhecimento em mercados internacionais de vinho, conquistamos novos clientes, com nossa flexibilização e exigências para cada praça. Modernizamos, melhoramos a infra-estrutura da empresa sempre com a preocupação na higiene e o bem-estar dos funcionários. Como 95% de nossa produção destina-se à exportação é nosso o vinho mais vendido na Noruega (Vidigal Reserva) e Angola (Reserva dos Amigos). Alemanha, Dinamarca, Suiça, Suécia, Bélgica, Andorra, Polónia, França, Itália, Espanha e Inglaterra, América do Norte (Canadá e Estados Unidos), América do Sul (Brasil) e agora recentemente a Ásia (China e Índia) são também nossos mercados.
Nosso portfólio conta com mais de 33 vinhos oriundos da Estremadura, Ribatejo, Alentejo, Douro, Dão, Beiras e Minho. Vinhos jovens, maduros, varietais, verde, rosé e espumantes.
A óptima relação com nossos clientes é a parte principal de nosso negócio, aquela ideia romântica de honestidade, integridade, profissionalismo e um sólido comportamento ético nos qualifica.
Por fim o mais importante, apresentamos um produto honesto com uma relação de custo/qualidade imbatível. Um vinho para se beber todo dia.
Muito obrigado.

Rodrigo D’Avila
Vice-Presidente/Director de Produção.

P.S.: Para maiores informações sobre as marcas, ficha técnica e prémios, favor consultar nossa página – www.vidigalwines.com