29 março 2009

Abadia Vegas Tempranillo 2006

A Bodegas Avelino Vegas, fundada em 1950, produz este vinho na região demarcada de Castilla y Leon, mas tem outros vinhos provenientes de Ribera del Duero, Rueda, Rias Baixas e Rioja.
Pela garrafa paguei $29 e não gostei do resultado final. Esperava mais. Mostrou-se pouco aromático e um tanto rústico, mais do que esperado para um Tempranillo.
Na taça tem coloração rubi, com formação de finas e lentas pernas. Aromas bastante fechados durante toda a degustação, com lembrança resinosa e algum frutado. Apareceu um estranho aroma cítrico, lembrando “sumo de laranja ou mexerica”. Álcool aparecendo já no nariz (13% de teor).
De pouco corpo, apresentou taninos vivos e um tanto duros ainda. Pouca acidez e retro-olfato com leve álcool. Final curto, marcado pela presença tânica e frutado discreto.
Enfim, um vinho que não vale o preço que paguei, com álcool desequilibrando o conjunto. Pouco interessante.

4 comentários:

O Tanino disse...

Realmente uma pena saber que este vinho não agradou, pois tenho uma garrafa em minha adega.

Comprei no saldão da Expand e sinceramente já não esperava muito......vamos ver no que dá.......

Independente disso, obrigado pela dica.

Abração

Jean
www.otanino.blogspot.com

Nilson Roberto disse...

olá meu caro,
recentemente provei este vinho e pela boa apresentação da garrafa esperava que o conteudo do interior(o vinho) correspondesse a altura, mas lamentavelmente tive a mesma impressão sua com esse vinho que se apresentou meio rústico e básico demais,sem deixar grandes impressões, não sei possa melhar com tempo, acredito que não.
Contudo, é um vinho mediano, para o dia-dia, apenas não coreespondeu com as minhas expectativas.
Abraçoss

Vinho para Todos disse...

Jean e Nilson, obrigado pela visita e comentários.

O vinho não é defeituoso, mas não se justificou. Como na minha classificação dou 2 taças para aqueles que "não compraria novamente", deu nisso.

Saúde!

Tomaz Robinson disse...

Infelizmente só vi seu comentario depois de ter comprado hoje na Exapand, (por indicação do atendente)este vinho, estava em promoção por 23,90 acho que já vou deixar para temperar um pernil de carneiro que quero preparar ainda esta semana
Um Abraço