12 março 2009

Alta Vista Classic Torrontés 2007

Este é o 27º da Confraria Brasileira de Enoblogs. A indicação veio do Cristiano Orlandi, do blog Vivendo Vinhos. Me atrasei pela primeira vez na postagem de um vinho do mês, mas tive minhas razões.
Pela garrafa, paguei R$32. Trata-se de um vinho produzido pela Alta Vista Wines, em Salta, região a noroeste do país, com grande variação térmica nas partes altas e vento úmido nos vales. A relação custo x benefício não é muito interessante, mas valeu a pena degustar este bom exemplar da uva Torrontés, com todas as suas características principais bem presentes.
Na taça um amarelo palha, com notas esverdeadas muito discretas. Boa intensidade aromática, com presença de flores e frutos brancos. Notas cítricas também, com um pouco de abacaxi. Um vinho leve, marcado por uma acidez acentuada, o que tornou o vinho bem refrescante (seu ponto alto). Bastante equilibrado, não demonstrou ter 14% de teor alcoólico.
Retro-olfato com alguma mineralidade e final longo, muito gostoso, prevalecendo as notas florais. Vinho que não apresentou sinais de madeira, embora o rótulo descrevesse essa sensação aromática. Vinho jovem, leve e refrescante, ideal para nossos dias de calor.

5 comentários:

Cristiano Orlandi disse...

VPT,

Após longa espera fico contente que tenha gostado do vinho!

Forte Abraço!

Cristiano
Vivendo Vinhos

Anônimo disse...

sou novato na coisa e resolvi comprar uma garrafa para tentar captar alguma coisa. Alguém sentiu um maracujá se sobressaindo?

Vinho para Todos disse...

Meu caro, obrigado pela visita e comentário.
Quando degustei o vinho senti um pouco de abacaxi, mas isso pode variar conforme a temperatura e a percepção de cada um. Indiscutivelmente, há um frutado nesse vinho, com algo cítrico.
Saúde!

Cristiano Orlandi disse...

Concordo com o VPT!

A fruta cítrica é uma das marcas do Alta Vista Torrontés, inclusive do premium também.

Forte Abraço!

Cristiano
www.vivendovinhos.blogspot.com

Anônimo disse...

maracuja tbem foi o q+ me chamou atençao em ambos