10 junho 2009

Sottano Reserva Cabernet Sauvignon 2005

Já comentei outro Reserva da Bodega Sottano aqui no blog (relembre) e estava curioso para abrir esta garrafa, que ganhei de minha esposa no meu último aniversário, em agosto. Uma caixa que cuido com carinho e que ainda guarda outros cinco vinhos, todos muito especiais.
Esse cabernet sauvignon é um vinho de respeito. De um rubi intenso e pouca transparência, formou muitas lágrimas nas paredes da taça, que escorreram lentamente (14,5% de álcool). Muito aromático, apresentou frutos vermelhos maduros, compota e terra úmida, com madeira discretíssima. Convidativo.
Na boca é encorpado, redondo, cheio, com taninos doces e macios. Acidez moderada. Muita fruta no retro-olfato. Final longo, persistente e elegante, marcado por madeira (tabaco e café) moldando bem um excelente frutado. Álcool que deu potência ao vinho, sem desequilibrar. Está pronto para beber, embora possa ser guardado por mais 1-2 anos.
Vinho que passou 12 meses em barricas de carvalho francês (70%) e americano (30%), sem que isso prejudicasse as boas características da fruta. Foram produzidas apenas 6.167 garrafas. Não é um vinho "baratinho", mas vale cada centavo.

Um comentário:

vivendo a vida disse...

Boa noite tudo bem estou iniciandi meu blog e gostaria se possivel que de uma olhada nele para que possamos trocar ideias obrigado.