01 junho 2009

Tantehue Cabernet Sauvignon 2007

Eis o 30º vinho da Confraria Brasileira de Enoblogs, um chileno de preço acessível e que pode ser encontrado em grandes redes de supermercados. A escolha foi do Jeriel, do Blog do Jeriel, que me ajudou muito com esse vinho. Como não o encontrei em Uberlândia, pedi socorro e recebi três garrafas pelo correio, uma gentileza digna de um verdadeiro "confrade".
Os vinhos se comportaram muito bem nas três oportunidades em que foi degustado. Boa relação custo x benefício. Vinho ideal para o dia-a-dia, tanto para acompanhar comida (até mesmo churrasco) quanto para beber sem maiores compromissos gastronômicos. Não é excepcional (nem deveria ser), mas está acima da média para vinhos nesta faixa de preço (entre R$12-17). É produzido pela
Viña Ventisquero, embora no site da empresa não haja menção a ele.
É um vinho de coloração púrpura, com reflexos violáceos e lágrimas rápidas (13% de teor alcoólico). Sem agitação na taça, apresentou aromas lembrando ervas, com algum resinado e uma pequena nota desagradável. Depois de agitada a taça, os aromas de frutos vermelhos bem maduros tomaram conta (talvez ameixa) e leve sensação resinosa.

Tem corpo médio, com taninos ainda vivos, mas sem serem rascantes. A acidez é marcante e o álcool não incomodou em nenhum momento. Retro-olfato com gostosa fruta madura. Final mediano, com fruta muito madura, algumas especiarias e levíssimo amargor.
Vinho simples e honesto pelo preço. Leve desequilíbrio por conta da acidez, mas sem comprometer o resultado. Não me parece ter passagem por madeira. Melhorou depois de aberto e está pronto para beber, sem perspectiva de melhoria.

4 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite, sou de São Paulo e gostaria de saber aonde eu posso encontrar esse vinho pois tomei alguns meses atrás e adorei muito.
brasiltommy@gmail.com
abs.
Thomas

Raul e Joel Carvalho disse...

Para o preço que tem, não parece um vinho mau. Os vinhos chilenos ganham cada vez mais terreno neste mundo da critica, esperemos que continue...

Abraços

Vinho para Todos disse...

Caro Thomas, este vinho é encontrado facilmente nas lojas do Carrefour em São Paulo.
Saúde!

Anônimo disse...

Um dia fui presenteado com uma garrafa do Ventisquero Gran Reserva Cabernet, não lembro a safra. Acho que foi um dos melhores vinhos que já tomei. Depois disso já tomei um Reserva cabernet, acho que da safra de 2007 e também estava em ótima forma. Portanto este também deve ser um bom vinho.
Agora uma dica: faça uma degustação do Travessia, corte cabernet/merlot, da Concha Y toro. O custo/benefício está sensacional, aqui em Santos, onde moro, acho por R$ 17,80 e é um vinho ótimo.Parabéns pelo blog.