01 novembro 2009

Salton Volpi Cabernet Sauvignon 2007

Este é o 35º vinho comentado para a Confraria Brasileira de Enoblogs, uma escolha da Fabiana, do blog Escrivinhos, de Recife.
A linha Volpi, da Vinícola Salton, é bastante confiável. Tem bom preço e vinhos ideais para o dia-a-dia, bem superior à linha Classic da mesma vinícola, embora com um preço pouco superior.
Por esta garrafa paguei R$23,90. Foi degustada ontem mesmo, mas me esqueci de escrever a respeito, tanto que o comentário saiu hoje apenas com alguns rascunhos. Alguém deve ter achado que bebi muito, mas não foi o caso.
.
Apesar da indicação de ser um Cabernet Sauvignon, esta uva está presente em 85% do corte, que ainda leva 15% divididos igualmente entre Merlot, Tannat e Cabernet Franc.
O vinho passa por um estágio de seis meses em barricas de carvalho norte-americano e outros seis meses em garrafa.
.
Servi as duas primeiras taças diretamente da garrafa, deixando o restante no decanter por meia hora. Ao que parece o vinho melhorou um pouco, abrindo-se para um frutado mais franco, com a madeira deixando de aparecer tanto. Melhor com comida.
.
Na taça uma coloração rubi escuro, com muitas lágrimas. Aromas em boa intensidade. Domínio das notas vindas do carvalho americano: côco, baunilha e tabaco. Toques discretos de especiarias. Fruta escondida no início.
Corpo mediano. Taninos já domados, macios e doces. Acidez equilibrada. Retro-olfato amadeirado, com especiarias em alguns momentos.
Final mediano. Domínio da madeira, com lembrança tostada. Leve amargor. Álcool a 13% sem incomodar em nenhum momento.
Ficou melhor depois da decantação e a uma temperatura de 18ºC (revelando aromas de especiarias e madeira mais escondida). Vinho correto, sem ser excepcional.
Fiquei na dúvida sobre a avaliação, mas vou usar o in dubio pro vino, porque tem mais aspectos positivos que negativos, a um preço justo. Melhorou depois de um tempo e tem vocação gastronômica.

4 comentários:

Fernando disse...

Considero o CS da linha Volpi uma boa opção de compra acessivel. Já o Merlot, uma ótima.

Anônimo disse...

Poxa, preciso de dicas sobre quanto tempo devo conservar os vinhos. Tipo: vamos supor que comprei um merlot miolo 2008. Como saberei quanto tempo devo guardar pra tomar ele no auge?? Tem uma tabela com a relação uva/tempo de garrafa??

Vinho para Todos disse...

Caro anônimo, não há essa tabela com relação uva/tempo. Essas estimativas que fazemos levam em consideração uma série de fatores: estrutura do vinho (taninos e acidez), variedade, safra, produtor, linha a que pertence o vinho etc.

Não experimentei o Merlot 2008 da Miolo (provavelmente um Reserva), mas é possível estimar que esteja pronto pra beber com estimativa de atingir o auge em 2010. Mas é preciso bebê-lo. Essa estimativa leva em consideração safras equivalentes à de 2008, como 2006 e 2007.

Saúde!

Tiaraju disse...

Nesta faixa de peço, para o meu paladar, é um dos melhores vinhos, mas posso apenas comentar do Salton Volpi Merlot 2007.