09 fevereiro 2010

Cave Antiga Reserva Marselan 2006

Esse vinho é produzido pela Cave Antiga, de Farroupilha, que já teve um espumante comentado aqui (relembre). É elaborado com a marselan, um cruzamento entre cabernet sauvignon e grenache. Essa experiência foi realizada em 1961 na região do Languedoc, nas proximidades da cidade de Marseillan (daí o nome), que não deve ser confundida com Marseille, que fica mais a leste, na região de Provence.
.
Voltemos à Serra Gaúcha: o vinho tem coloração rubi, partindo para o granada. Lacrimoso. Seus aromas são moderados. Logo que servido apareceram notas de especiarias (lembrança de pimenta do reino), abrindo-se logo em seguida para frutado discreto. Não é exuberante, mas agradável.
De corpo médio, seus taninos são finos, com acidez equilibrada. O álcool a 13% não incomodou em nenhum momento, mas deu certa potência ao vinho. Final curto, deixando a boca seca e um discreto amargor, que diminuiu com alguns minutos de aeração.
O vinho passa por estágio de 6 meses em barricas de carvalho francês, o que lhe conferiu uma presença discreta de madeira, com notas de café aparecendo ao final. Enfim, um vinho correto e bom para o dia-a-dia. Pronto para beber.
.

2 comentários:

VinhosWeb disse...

Provei o espumante Rosé da Cave Antiga e, achei muito bom! Vale a pena provar, um vinícola pequena mas que faz bons produtos.

abraços

www.vinhosweb.com.br

Vinho para Todos disse...

Meus caros, também provei recentemente dois espumantes da Cave Antiga: o brut rosé e o prosecco.

O segundo me pareceu mais interessante, pois no primeiro a Cabernet Sauvignon deixou ele meio "pesado", fugindo ao estilo que prefiro. Questão de gosto, claro.

Comentários em breve no blog.

Saúde!