04 março 2010

Luis Pato Maria Gomes 2008

É provável que Luis Pato seja o produtor português mais festejado atualmente no Brasil. Isso é fruto de um bom marketing, claro, mas especialmente porque seus vinhos são mesmo interessantes. Valem ser provados o Baga 2005 e o João Pato Touriga Nacional 2007, ambos numa faixa de preços bem acessível e que estarão aqui no blog em breve.
Esse branco é um Vinho Regional Beiras, elaborado casta local Maria Gomes (ou Fernão Pires) e uma pequena parcela de Arinto, segundo o site do produtor. As uvas são provenientes de plantas com mais de 35 anos de idade.
Na taça tem coloração amarelo palha, bem claro. Aromas medianos, com discreto floral e notas lembrando frutos brancos, como abacaxi em calda.
Em boca é leve, com média acidez, repetindo sensações olfativas. Final ligeiro e refrescante, mas agradável e descompromissado. Álcool a 12%.
Um vinho discreto em todos seus aspectos. Acompanhou "charutos", que em nossa região também é chamado de "mafufo", feito com folhas de couve ou repolho, sendo mais suculento que os tradicionais árabes.

.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gil,

Já provei esse vinho por indicação de um especialista e tive a mesma impressão.

abç

Jeriel

João Barbosa disse...

olá.
o espumante de Maria Gomes é das coisas mais femininas e sensuais que provei. ideal para momento romântico ao luar

Vinho para Todos disse...

Jeriel, fico contente só de ter tido impressões semelhantes à suas. Isso é um bom indicativo.

Caro João, não estou certo, mas o importador parece não trazer o Espumante Maria Gomes para o Brasil. Mas se um dia trouxer, provarei.

Saúde!