28 abril 2010

Escorihuela Gascón Malbec 2007

Um amigo trouxe esse vinho direto da Argentina. No Brasil custa na faixa dos R$45. É elaborado pela Bodegas Escorihuela, com passagem de 8 meses por barricas de carvalho (50% francês e 50% americano), com 13,6% de álcool. Não é filtrado, o que eu particularmente aprecio. No rótulo há uma boa quantidade de informações.
Vinho de coloração violácea, muito lacrimoso. Aromas medianos, destaque para frutos negros. Melhora muito em boca. Tem corpo médio, com taninos maduros (mas ainda em evolução) e acidez equilibrada. Final mediano, com leve lembrança da madeira, que foi bem dosada.
Vinho que não é exuberante, mas prima pelo equilíbrio e elegância, com boa tipicidade. Pronto para consumo. Vale o que custa.
.

8 comentários:

Marcus disse...

Opa Gil,

Eu avaliei o Sangiovese desta vinícola e tive impressões semelhantes às suas, quanto ao Malbec. Parece que eles fazem bons vinhos.

http://azpilicueta96.blogspot.com/2009/07/escorihuela-gascon-sangiovese-2005.html

Abs.,
Marcus
azpilicueta96.blogspot.com

Vinho para Todos disse...

Marcus, dei uma olhada no seu post sobre o Sangiovese. Fiquei curioso, até porque (como você disse) é uma casta pouco usual na Argentina dos malbec.

Quando comentei esse vinho, infelizmente não estava com minha caderneta e anotei breves considerações num guardanapo. O vinho merecia mais detalhes no comentário, embora não alterasse as 4 "tacinhas"

Saúde.

Anônimo disse...

já comprei desse vinho aqui em Brasília e gostei bastante. Concordo com o comentários.
Parabéns pelo blog. Sou leitor quase que diário.
Fernando Oliveira

paulashellman disse...

eu tenho uma garrafa identica a essa e está a venda.

sou de sao paulo

orkut karinfetiche

Anônimo disse...

Abri um vinho idêntico a esse recentemente, trouxe o mesmo de uma viagem que fiz a região de Mendoza, grata surpresa, o vinho e principalmente a região.

Apenas a título de informação, nesta vinícola, que está localizada dentro da cidade de Mendoza, está estabelecido um dos melhores restaurantes de Mendoza, o "Francis Mallmam", acho que é assim que se escreve, vale conferir em uma viagem à região.

Abraços e parabéns pelo blogg.

Maiko Nizzo disse...

Bem, não sou conhecedor de vinhos mas gostaria de postar meu humilde comentário sobre esse vinho. Estive em um Congresso de Concierges em Buenos Aires em Julho passado e na festa de encerramento deste, ocorrida, inclusive, em um dos hotéis mais renomados de lá, o Alvear, serviram esse vinho, garrafas de Malbec 2007 e de Cabernet e Malbec 2009, que simplesmente, de tanto que gostei, "enchi a cara"!!! Trouxe 6 garrafas. Só estou tendo dificuldade para encontrar aqui no Rio! Se alguém tiver uma dica sobre onde encontrá-lo aqui em minha cidade agradeço!

Anônimo disse...

Já o vi na Gran Cru (Rio de Janeiro). O Sangiovese é excelente.

André disse...

Sim. Já o vi também na Gran Cru a R$45. Abri uma garrafa que trouxe de Mendoza neste final de semana e gostei muito. (In)felizmente terei que comprar outra!