25 maio 2010

Santa Carolina Reservado Sauvignon Blanc 2009

Já não me lembro quando foi a última vez que comprei ou bebi um "Reservado" chileno. É que o paladar muda e começamos a procurar por vinhos mais interessantes. Além disso, os tintos dessa linha têm excesso de madeira, para meu gosto pessoal, claro.
Dia desses fui ao supermercado para comprar um vinho branco para minha esposa usar no preparo de um prato e comprei esse SB por R$17. Escolhi esse Santa Carolina porque imaginei: ela usa os 100ml da receita e bebemos o restante, se for o caso.
E era. O vinho é simples, vale o que custa e cairá bem aos que ainda torcem o nariz para os vinhos brancos. Pode ser uma porta de entrada para romper o preconceito.
Na taça tem uma bonita e brilhante coloração amarelo palha, com reflexos violáceos. No nariz tem boa intensidade aromática, chegando a surpreender. Aromas lembrando frutos de polpa branca e discreto floral. Na boca é macio e equilibrado, com notas doces. Agradável, leve e refrescante, com boa acidez e final mediano.
Não é complexo. Longe disso. Mostrou-se um pouco doce para um sauvignon blanc e não mudará sua vida, mas cairá bem como aperitivo, podendo também acompanhar pratos leves, saladas e carnes brancas. Tem álcool em bom equilíbrio (12,5%). Se passa por madeira, essa não se revelou. Cumpriu a tarefa a um preço muito acessível. Se custasse $30 não valeria à pena.
.
.

5 comentários:

ATLAN VITIS disse...

Olá VPT,

valeu a repaginada no blog. Já tava bom e agora vc "incrementou" mais e de deixou "arrochado" - como muitos falam aqui em Natal/Nordeste;

esse texto para o Sauvignon reservado ficou muito bom, leve e de prontidão. Recomendarei aos esquivadores dos vinhos brancos. e vou atrás tb para degustá-lo.

em tempo: Já provastes algum branco de Santa Catarina? Provei o Quinta das Neves Chardonnay 2008 - vide ACAVITIS.

saúde!
Daniel

Jaciara Santos disse...

Realmente o novo visual ficou belíssimo!!!
Adoro o seu blog,estou iniciando na área de sommeliers e gosto muito das suas dicas!!!

Vinho para Todos disse...

Pessoal, vocês estão sendo muito gentis com o visual do blog. Coisa simples demais, mas que bom que gostaram.

Saúde!

Raul Antunes disse...

Eu gosto de vinhos brancos e esta uva em especial é bem aromática!! aqui no RJ encontramos desta casta mas da linha volpi da salton por cerca de 20 reais!!

Anônimo disse...

Um bom vinho não se classifica por preço,e sim o momento ,a hora,o estado de espirito que se encontra a compnhia,o ambiente, atemperatura.
Junta tudo e o vinho revela a sua caracteristica de um sauvignon blanc.
quando pegar fama acaba muda de nome.
rcr.