29 julho 2010

Quanto vale uma degustação na SBAV-SP?

Consegui alguns dias de folga e programei com minha esposa uma ida a São Paulo, a capital brasileira dos vinhos e da gastronomia. Para marcarmos as datas olhei primeiro a agenda de degustações da SBAV-SP e vi que no dia 26 de julho teriam um evento da importadora Ravin e os vinhos da Família Zuccardi, apresentados por José Alberto Zuccardi.

Entrei em contato com o confrade Jeriel da Costa, diretor de degustações da SBAV-SP, que me recomendou muito o evento. Fiz as reservas pra nós e para um casal de amigos, na casa de quem ficamos hospedados. Valor por pessoa: R$55 para a degustação e mais $40 para o jantar. Preço honesto, pensei.
.
Chegamos no horário, como deve ser, e nos sentamos numa mesa de canto, devidamente posicionados com a parede às costas e de frente para todo o salão. Postura tímida, por sinal. De início aproximou-se o Geysler, cirurgião vascular, um freqüentador assíduo de eventos como esse e com ótimo olfato, que se sentou conosco e logo trouxe a Silvia Cintra Franco, editora do site Vinho e Gastronomia, divertida e profunda conhecedora de tudo que por ali se passava. Mesa feita... aos trabalhos.

Realmente o Jeriel tinha razão, José Alberto Zuccardi transpira simpatia, competência e paixão pelos vinhos, sua família e sua terra.

Após sua apresentação inicial, os vinhos foram servidos. Em nossas mesas havia uma pasta da importadora com a ficha técnica de todos os vinhos, bem como uma ficha para avaliação. O serviço foi muito correto, taças ISO e temperatura ideal para o branco, tintos e colheita tardia. A cada vinho um comentário vindo de pessoas importantes como Agnaldo Záchia Albert, José Luiz G. Pagliari, Roberto A. Ventura, Miguel Alberto Lopes, Jeriel da Costa.

No jantar foi servida uma salada, seguida de risoto e sobremesa. Um feito que não ocorria há tempos: comi rúcula. Não fazia isso desde 2002, quando descobri que a combinação entre caipirinha e rúcula é tóxica pra mim.

Ainda durante o jantar a importadora, que também deu bons descontos na compra dos vinhos da noite, sorteou três garrafas entre os presentes. A esposa do Jeriel ganhou o vinho mais importante da noite. Cheguei a ensaiar uma "impugnação", mas não pude fazer isso porque alguém já havia dito no início para tirar o nome dela da lista, pois sua sorte é imensa e está devidamente comprovada ao longo de muitos eventos.

Durante a sobremesa pensei nos R$95 reais que pagamos e descobri que foi um preço mais que justo, pois o valor não pagou apenas vinho e comida, mas tudo o que cercou o evento.

Quanto aos vinhos... fizemos anotações, discutimos, descobrimos aromas em temperaturas diferentes etc, mas em agosto faço postagens para cada um deles.

Ao Jeriel agradeço pela acolhida. Aos amigos Paulo e Roberta, pela hospedagem, companhia divertidíssima e pelos inúmeros momentos etílico-gastronômicos que nos proporcionaram na curta visita.

Aos paulistanos (de nascimento ou por adoção), recomendo a participação nos eventos da SBAV-SP. O que se paga não paga o que de lá se leva.

4 comentários:

Anônimo disse...

Agradeço a simpática menção ao meu nome e site, mas quem saiu ganhando fui eu que tive a sua companhia e a de seus amigos. Aliás, amei o seu blog.
abraço
Silvia Cintra Franco

Anônimo disse...

Caro Gil,

O prazer foi todo nosso, nós é que agradecemos a presença, as palavras e o incentivo para que continuemos a divulgar o bom vinho.
Mesmo a distância sentiremos honrados em manter uma parceria.
A SBAV-SP é e continuará sendo aberta para todos.
Abraços, Roberto Ventura

ATLAN VITIS disse...

Gil, vou reler com calma este post. Mesmo nas presas deu pra perceber que é bem instrutivo e enriquecedor.

Ainda bem que vc não preferiu jogar bola com o vinho libanes.rsrs

recebido seu comentário no blog.

bom proveito....
saude..... postando voando na correria de fim de mês aqui em Natal. SBPC, Banco (contas), aulas e um evento cultural à noite no SESC Projeto Vida na Vila.
Daniel Rezende - Atlan Vitis

Histórias minhas de cada dia! disse...

Sabia que a Prefeita de Ribeirão Preto Darcy Vera está comprando vinhos da Vinícola Traversas do Uruguai.
http://vinhos.weebly.com