07 agosto 2010

Santa Julia Reserva Cabernet Sauvignon 2008

Esse foi o terceiro vinho da degustação promovida pela importadora Ravin, no dia 26 de julho na sede da SBAV-SP, para apresentação dos produtos da conhecida e conceituada Família Zuccardi, com a presença de seu diretor José Alberto Zuccardi.
.
Dados técnicos: 100% Cabernet Sauvignon provenientes de vinhedos em Maipú (Mendoza). O vinho passa por estágio de 10 meses em carvalho francês de diferentes usos.
.
Certamente alguém vai discordar, mas esse vinho não me empolgou. Acredito que temos opções mais interessantes na faixa de preços ($43) e não vi nele o ganhador de medalha de prata no Argentina Wine Awards.
Na taça uma coloração rubi com reflexos violáceos. No nariz o álcool chegou primeiro (14%). Aroma estranho, fechado. Com algum tempo abriu-se, mas sem empolgar muito. Especiarias, pimenta, frutos negros maduros, madeira discreta e fundo vegetal. Na boca melhorou, com taninos marcantes, mas já amaciando. Final mediano com destaque amadeirado. Certo desequilíbrio alcoólico.
Pode ser que esteja enganado, pode ser que a temperatura não era ideal, pode ser muita coisa... mas os companheiros de mesa também não se empolgaram. Fiquei pensando se não seria "culpa" do tão surpreendente Touriga Nacional.

.

2 comentários:

YaMurano disse...

Discordo totalmente do comentário. Achei o vinho delicioso!!!

Yara

lyra disse...

Digo o mesmo.
Gostei muito do vinho.
Cristiano Ferrari