11 agosto 2010

Zuccardi Zeta 2006

Esse foi o quinto vinho da degustação promovida pela importadora Ravin, no dia 26 de julho na sede da SBAV-SP, para apresentação dos produtos da conhecida e conceituada Família Zuccardi, com a presença de seu diretor José Alberto Zuccardi.
.
Dados técnicos: elaborado com 64% de Malbec (de vinhedos em La Consulta) e 36% de Tempranillo (de vinhedos em Santa Rosa). O afinamento da Malbec foi em carvalho francês por 12 meses e a Tempranillo em carvalho americano por 14 meses. Depois de feito o blend o vinho repousou em garrafa por 24 meses. 14,5% de teor alcoólico.
.
Estou comentando esse vinho porque ele estava na degustação e prometi falar sobre todos eles, mesmo fora da faixa de preços do blog. Trata-se do ícone da vinícola e suas avaliações positivas são tantas que meus comentários não farão diferença alguma. É um vinho de um patamar alto de preços para o consumidor iniciante ou de bolso mediano, algo em torno dos R$ 230, mas vale cada centavo.
.
Vinho de coloração púrpura, denso, manchando a taça. No nariz a primeira impressão lembrou pimenta, abrindo-se para um leque imenso de possibilidades: frutos negros, chocolate, flores (violeta) e notas da madeira. Na boca é volumoso, com acidez gastronômica e taninos redondos, embora ainda possa evoluir com a guarda.
O maior destaque fica para o final de boca muito, mas muito persistente, com predominância de leve tostado e muita fruta. Vinho sem defeitos e de muita personalidade, como era de se esperar.
.





Obs.: Vinho de nº 400 comentado no blog.


4 comentários:

Douglas H Arpini disse...

Tomamos o Q Tempranillo da Família Zuccardi em uma degustação ao lado de outros Argentinos muito potentes e ele se saiu muito bem. Este deve ser melhor ainda.Parabéns pelo Blog, caso queira visitar nosso blog e nossas degustação www.vinhocombobagem.blogspot.com .

Viana disse...

Realmente Parabens!!! Zuccardi Zeta um grande vinho. O Zuccardi Q Malbec 2007 tambem esta fantastico.

abs Pedro Viana

Anônimo disse...

"algo em torno dos R$ 230, mas vale cada centavo."

Melhor que comprar um Brunello di Montalcino?

abs

Vinho para Todos disse...

Não sei se é melhor que um Brunello di Montalcino. São vinhos diferentes e, dependendo do gosto pessoal, podem ser igualmente interessantes.

Há aqueles que preferirão, por esse preço, uma garrafa de champagne ou de um porto, não sei...

Mas obrigado pelo comentário e pela pergunta, de certa forma complicada de responder.

Saúde!