04 outubro 2010

Amayna Sauvignon Blanc Barrel Fermented 2006

Pelo menos na minha região a Viña Garcés Silva é mais conhecida pelo seu Amayna Pinot Noir, que faz bastante sucesso. Particularmente não é dos meus PN preferidos, pois acredito que há outros tão bons quanto esse e a preços menores.
Mas minha esposa experimentou esse Sauvignon Blanc fermentado em barricas de carvalho e fez muitos elogios. Como sou obediente e voluntarioso, comprei uma garrafa para tirar a prova. E, realmente, o vinho é especialíssimo, apesar do preço ser alto para o dia-a-dia (na casa dos R$100).
É produzido com uvas de San Antônio, no Vale de Leyda, região reconhecida somente em 2002 e localizada a 14 km do Oceano Pacífico. A temperatura amena na região favorece o lento amadurecimento das uvas, especialmente das brancas Sauvignon Blanc e Chardonnay.
.
Em taça apresentou coloração dourado claro. Aromas sedutores, intensos, lembrando chocolate branco e frutos cítricos como tangerina. Na boca é ainda melhor. Amplo, com boa acidez e presença marcante de notas tostadas e um gostoso amanteigado, fruto da fermentação em barricas francesas por 12 meses.
Final longo, evidenciando ainda mais o tostado e surgindo leve lembrança vegetal e toques de baunilha. Vinho potente, "queimou" um pouco o palato (14,5% de álcool). Pede comida e não é vinho para bebericar.
Madeira deixou o vinho muito elegante e complexo, sem esconder as características da Sauvignon Blanc. Harmonizou-se bem com queijos moles e posso afirmar que é mais vinho que o Pinot Noir que tanto faz sucesso por aqui, embora o preço seja igualmente salgado.
.
.

2 comentários:

Baruki disse...

Simplesmente fantástico o seu blog. Estou acompanhando a alguns meses e só agora parei para comentar... fiquei surpreso também em saber pelo seu perfil que é de Uberlândia, pois trabalho para INVIT e fui várias vezes mês passado para fazer treinamentos!
Estou preparando o início do meu blog sobre vinhos e quero me espelhar no seu o qual apreciei muito. Segue meu mail para trocarmos mais idéias: rbarukif@hotmmail.com

Abraços,

Raphael.

Erica R. Tulip disse...

Oi,

Eu queria uma dica de vinho tinto ideal para bebericar para dar de presente. Você poderia me dar dicas?