14 dezembro 2010

Baron Philippe de Rothschild Pinot Noir Vin de Pays D'Oc 2008

O produtor desse vinho, Baron Philippe de Rothschild, dispensa maiores apresentações.
Para sua linha de vinhos Pays D'Oc, utiliza uvas do sul da França, mais precisamente da região do Languedoc Roussilon. Além desse Pinot Noir produz os seguintes varietais: Cabernet Sauvignon (inclusive um rosé), Syrah, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Viognier.

Essa categoria de vinhos foi criada em 1973 como estímulo para os vários vinhos de mesa (Vin de Table, a categoria mais simples de vinhos franceses), permitindo que essa classificação possa receber outra mais importante com ligação a algum contexto geográfico. Por isso os franceses consideram os Vin de Pays "um vinho de mesa de qualidade superior".

Vamos ao vinho: na taça apresentou coloração vermelho grená. Aromas em boa intensidade. Frutos silvestres e lembrança de especiarias.
Na boca tem boa presença, embora de pouco corpo. Notas adocicadas, taninos macios e frutado tomando conta. Sem amargor ou agressividade. Acidez correta.
Final mediano, com destaque frutado e álcool aparecendo de leve (13,5% de teor), especialmente na temperatura mais próxima aos 16ºC, quando também apareceram notas compotadas e algum tostado. Boca seca.
Vinho simples, correto, que curiosamente foi ficando menos interessante, perdendo aromas, ao longo da degustação.

.

5 comentários:

Anônimo disse...

Lembra-se onde comprou esse vinho? Procurei na internet, mas não achei em nenhum site do Brasil.

Vinho para Todos disse...

Ganhei esse vinho de um amigo, juntamente com um português chamado Vale da Mina, que entrará aqui no blog no começo de janeiro.

Não sei onde comprou. Sei apenas que é importado pela Vinho Sul.

Saúde!

Anônimo disse...

Olá tudo bem? Esse vinho Vale da Mina vc também indica?

Vinho para Todos disse...

Havia programado o comentário do Vale da Mina para janeiro, mas ficou para dia 25/2.

Até lá.

VPT

Calil disse...

Sobre o Pays D´oc Pinot Noir 2010, encontrei no site www.celebraivinhos.com.br. Ainda não bebi. A forma de envio é por transportadora. A embalagem é perfeita. Confira!