18 dezembro 2010

Evohé Garnacha Viñas Viejas 2009


Esse vinho é produzido pela Bodegas Leceranas, localizada em Lécera, a 60 km de Saragoza, com vinhedos a uma altitude média de 530 metros, pouca chuva e muita diferença de temperaturas entre o dia e a noite.
É um varietal da segunda uva mais cultivada no mundo, a Garnacha. Apesar disso, os varietais elaborados com ela são poucos, porque está muito mais presente em cortes com a Tempranillo (Rioja), Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot e Cariñena (Priorato) e com a Mourvèdre (no Rhône e Austrália), além de aparecer também em Châteauneuf-du-Pape.
.
Esse vinho tem coloração púrpura. Nos aromas é intenso, com características muito particulares: adocicados, lembrança de ameixa, framboesa, cereja, groselha e pó para gelatina (ou suco em pó), o que deixou o vinho um pouco enjoativo, mas ao mesmo tempo é uma característica bem diferente.
Na boca é leve, com taninos presentes e levemente rascantes. Todos os aromas são sentidos na boca e retro-olfato, inclusive o pó para gelatina. Tem boa acidez e o álcool a 14,5% não incomoda.

Final ligeiro. Boca seca, marcada por frutado delicado. Vinho simples, melhor como aperitivo. Valeu pela novidade nos aromas, mas não é um estilo que me cause suspiros.
.
Obs.: O rótulo está amassado porque foi molhado antes da foto.

.
.

2 comentários:

Cesinha disse...

Gostaria de saber qual a importadora que está trazendo esse vinho, eu tomei esse vinho, mas acabei não guardando a garrafa pra ver a importadora e gostaria de comprar mais garrafas. obrigado.

Vinho para Todos disse...

Cesinha,

comprei o vinho da Sociedade da Mesa. Acredito que a importação seja exclusiva e eles ainda tem o vinho em estoque atualmente (fev/2011).

Abraço.

VPT