03 janeiro 2011

Planeta Cerasuolo di Vittoria DOCG 2008

Esse foi um dos vinhos mais surpreendentes que bebi em 2010, mas só agora achei um lugar pra comentá-lo aqui no blog. Foi um vinho tão diferente do que vinha provando que resolvi abrir as postagens de 2011 com ele. É um corte, sem passagem por madeira. 60% do vinho levam a uva mais importante da Sicília, a Nero d'Avola (60%). A outra parcela é da autóctone Frappato, que contribuiu muito com aroma e sabor de cereja, característica cada vez mais valorizada nos vinhos dessa DOCG (Cerasuolo di Vittoria - no dialeto siciliano "cerasa" significa cereja). E produzido pela conhecida vinícola Planeta e me custou R$ 95.

Na taça uma coloração rubi, boa transparência. Bons aromas, frutos vermelhos mais delicados, cereja, groselha e morango. Na boca tem pouco corpo, com notas adocicadas, taninos finos e boa acidez. Retro-olfato repetindo cereja. Final mediano, com leve álcool (13%) e muita fruta.
Embora tenha pouca complexidade, seus aromas e sabores o tornam um vinho de muita personalidade. Equilibrado e com boa acidez, tem vocação gastronômica, sendo bastante versátil. Fácil como aperitivo também. Para os apreciadores de Pinot Noir do Novo Mundo, é uma boa pedida.
.
.

5 comentários:

Anônimo disse...

Sou leitor assíduo e tenho percebido que os vinhos aqui comentados estão ficando cada vez mais caros...será que o site está deixando de ser "para todos", tornando-se mais elitizado? Compreendo que todo bom apreciador quer "evoluir" e provar vinhos cada vez melhores...mas no último ano foram poucos os vinhos mais acesíveis comentados aqui, dos quais tenho sentido falta. Saúde e feliz ano novo!

Vinho para Todos disse...

Caro Anônimo, seu comentário me deixou preocupado, porque eu já estava pensando a respeito disso e ele só veio confirmar minha suspeita.

Não é que tenho bebido vinhos tão mais caros em casa, mas no ano passado participei de degustações e principalmente recebi muitos bons presentes... assim foi inevitável comentar vinhos mais caros. Por exemplo, não tenho como comprar um AMARONE BOSAN, mas o comentei no blog porque participei da eleição dos Top5 do Encontro de Vinhos. E por aí vai...

Mas vou cuidar nesse ano para que vinhos mais acessíveis voltem à pauta, mas já adianto que dificilmente teremos comentários de vinhos de R$ 15, porque esses eu só ando comprando para fazer risoto. Tenho feito valer o slogan do blog: beba pouco, mas não beba mal.

Abraço e espero qeu continue a ler o blog e enviando os comentários, que são sempre construtivos.

VPT

Anônimo disse...

Realmente, são poucas as opções boas abaixo de 30,00 - e a maioria já foi comentada nos anos anteriores...

Vinho para Todos disse...

Ainda preocupado com a afirmação de que o blog estaria deixando de ser "para todos", fiz um levantamento sobre a faixa de preços dos vinhos comentados em 2010.

Foram 111 rótulos, sendo que 66 deles estão na faixa de até $50, ou seja, 60% dos vinhos comentados.

De janeiro a outubro os vinhos nessa faixa eram 68% dos rótulos. Somente em novembro e dezembro os vinhos mais caros superaram os mais baratos, isso em virtude da degustação da Max Brands da qual participei... aí os vinhos não eram comprados por mim e não poderia deixar de comentá-los a propósito do valor.

Então, conclusão a que chego: o blog ainda é para todos, com ótimas opções na faixa proposta quando o blog foi criado.

SMJ.

Saúde a todos!

Tania disse...

Também adorei esse vinho, realmente é um dos melhores e mais surpreendentes que já provei, ele é fenomenal.Outro da mesma casa é o LA SEGRETA, Tão bom quanto.
Outra dica de vinho é o PULENTA- Argentino - tinto.