05 fevereiro 2011

Dezzani Barbaresco DOCG 2006

Comprei esse vinho quando estive no Encontro de Vinhos em Ribeirão Preto, em outubro do ano passado. Acho que paguei R$75 por ele, com os descontos da feira, mas já o encontrei na internet numa faixa maior de preços (R$95-105). Na viagem comentei com minha esposa que estava um pouco arrependido, já que nossas experiências anteriores com vinhos italianos não foram tão satisfatórias.

Ao abri-lo em dezembro minhas expectativas negativas não se concretizaram. O vinho é muito bom, com grande equilíbrio e força gastronômica. É produzido pela Dezzani, casa fundada em 1934, na região do Piemonte. Já está na terceira geração de administradores.

Na taça uma coloração rubi, brilhante, com boa transparência. Aromático, elegante nariz, frutos vermelhos e abaunilhado da madeira. Na boca tem corpo médio, com taninos marcantes, com leve aspereza, demonstrando potencial para evoluir. Retrolfato com fruta e tostado.
Final longo, taninos marcantes, madeira e fruta bem integradas. Vinho equilibrado, gastronômico, elegante e que evoluiu na taça. Infelizmente a garrafa tinha somente 750 ml.
.
.

2 comentários:

Jeriel da Costa disse...

Gil,

Um ótimo vinho. Mais uma vez as nossas opiniões são convergentes. Barbaresco por preço acessível é coisa rara....

atenciosamente

Jeriel

Gil Mesquita disse...

Jeriel,

fico contente que tenhamos a mesma opinião sobre esse vinho, uma das raras exceções de bons Barbaresco abaixo dos $100.

saúde, amigo!

Gil Mesquita
www.vinhoparatodos.com