10 fevereiro 2011

P. E. Dopff & Fils Crémant D'Alsace AOC Blanc de Blancs Brut

A região da Alsácia é famosa por seus brancos, além de ser uma região curiosa porque sua localização geográfica lhe garante um perfil único. Como escrevem Hugh Johnson e Jancis Robinson, "o vinho da Alsácia reflete a ambivalente situação de uma província de fronteira. (...) A Alsácia nunca foi alemã, exceto em períodos de ocupação militar. Sua língua e seu mercado podem sê-lo, mas sua alma é inteiramente francesa. A Alsácia faz vinho germânico à moda francesa" (Atlas mundial do vinho, 2007, p. 126).

A região também possui uma AOC (Appellation d'Origine Contrôlée) para seus espumantes, a Crémant d'Alsace, que obteve esse status em agosto de 1976. As uvas permitidas para os espumantes, elaborados sempre pelo método de segunda fermentação em garrafa, são: Pinot Blanc (a principal), Pinot Gris, Pinot Noir, Riesling, Chardonnay e a pouco conhecida Auxerrois.

Esse espumante comentado é elaborado pelo método tradicional, exclusivamente com uvas Chardonnay, pela Dopff & Fils e custa cerca de R$80.

Na taça tem coloração amarelo palha, com reflexos esverdeados. Perlage constante, com bolhas finas e elegante colar. Aromas de média intensidade, com bom equilíbrio entre frutado cítrico e lembrança da fermentação. Na boca repete elegância e equilíbrio dos aromas. É cremoso, com boa acidez e retrolfato marcado por fruta e leves notas de torrefação.
Final mediano, elegante e equilibrado, com estilo que aprecio muito nos espumantes brut, aliando algum nível de açúcar, fruta e a boa complexidade dada pela fermentação em garrafa.
Ponto positivo para elegância e cremosidade. Ponto negativo para aromas um tanto tímidos e final mais ligeiro que o esperado. Apesar disso é um espumante muito bem feito e vale a compra para conhecer.


Teor alcoólico: 12%. Não é um espumante safrado, mas o lote é de 2007.
.
.

Um comentário:

Vinho para Todos disse...

Para os que enviam comentários pedindo contato com o blog, basta enviar e-mail para: vinhoparatodos@bol.com.br

Obrigado!