19 fevereiro 2011

Robert Mondavi Private Selection Chardonnay 2008


Esse vinho é produzido pelo famoso Robert Mondavi, que elabora a linha Private Selection nas Costas Central e Norte da Califórnia, com vinhedos em vários condados: San Benito, Monterey, San Luis Obispo e Santa Barbara (todos da Costa Central), além de Mendocino, Lake, Sonoma e Napa (estes da Costa Norte).
Esse Chardonnay é elaborado com uvas da Costa Central, sendo que 75% delas vem do condado de Monterey. Tem passagem de 7 meses por barricas de carvalho francês.

Vinho de coloração amarelo palha, com discretas notas esverdeadas. Aromas frescos em boa intensidade. Boa acidez, macio, levíssima lembrança de madeira dada por um elegante tostado. Leve, mais que o esperado para um Chardonnay californiano. Final mediano, com frutos brancos e tostado em bom diálogo.
Vinho equilibrado e elegante, fácil de agradar. Foi bem com queijos moles, pães e azeite. Mas o preço é um problema. Pelo valor de mercado (R$ 70) encontramos vinhos mais interessantes, tanto de Chardonnay quanto de outras uvas brancas.


. .

3 comentários:

Paulo Sales disse...

Caro blogueiro,
Os chardonnays americanos me fizeram gostar de vinho branco. Bebi vários quando estive em Miami, em pleno verão, perfeito para um chardonnay gelado. Eles são muito cremosos, amanteigados e com um aroma excepcional. Pena que aqui são inviáveis. Um vinho como esse Private Selection, o segundo mais básico da Mondavi (acima apenas do Woodbridge, eu acho), sai por 10 dólares lá. Quando puder, prove o Chateau Ste. Michelle e o Coastal Vines, ambos excepcionais e baratíssimos por lá. Sonho em beber o Chateau Montelena, esse bem mais caro, mas ainda viável. Procuro em vão chardonnays com o mesmo aroma e textura nos argentinos e chilenos, mas não encontro, embora goste do Casillero.
Grande abraço

Lila disse...

Olá...Preciso te confessar.Também sou mineira ( de BH ), seguidora do seu blog e só aprendi sobre os vinhos, depois que comecei a ler suas postagens, a admirá-las, a experimentá-las, quando possível fosse e hoje, atrevo-me a recomendar o seu blog aqui em Brasília e dou até dicas.Quão formidável a Literatura dos blogs e os conteúdos refinadíssimos como o seu.Marília Mendes

Vinho para Todos disse...

Paulo e Lila, muito legal a participação de vocês nesse post.
Continuem lendo e contribuindo para que esse blog seja cada vez mais "para todos".

Saúde!!!

VPT