14 março 2011

Cave del Veneto Espumante Brut Champenoise


Esse espumante é um achado, uma ótima relação custo x benefício. Não é excepcional, mas é correto, simples e sem defeitos, podendo ser uma ótima opção para o dia-a-dia, embora não seja tão fácil de encontrar em qualquer cidade do Brasil. É produzido pela Adega Chesini, que produz vinhos em Farroupilha-RS desde 1960.
Elaborado pelo método tradicional (champenoise) leva em sua composição apenas a variedade Chardonnay e acredito que tenha me custado menos de R$ 25.

Na taça uma coloração amarelo claro com reflexos esverdeados, com perlage fina. Aromas discretos, frescos, lembrando frutos cítricos. Na boca melhora bastante, com levesa, refrescância e cremosidade. Boa presença da fruta e lembrança de casca de pão e fermento, em boa integração.
O final é um tanto ligeiro, mas sem qualquer amargor. Deixa na boca uma boa lembrança dos aromas típicos da fermentação em garrafa, num estilo que aprecio bastante para os espumantes brut brasileiros.
Álcool a 12%.
. .

2 comentários:

Anônimo disse...

Passei para conhecer o Blog. Estou gostando. Ótima dica do espumante! Verei se o encontro nas adegas de Brasília. Mas por que você acentuou Veneto?
Teo

Vinho para Todos disse...

Teo,
esse espumante não tem uma boa distribuição, por isso talvez não encontre, mas fico na torcida.

Quanto ao acento, deve ter sido uma "correção automática" do Blogger, rs. Devidamente corrigido.

Saúde e obrigado.

VPT