29 abril 2011

Don Abel Pinot Noir 2009

Comprei esse vinho da Don Abel no aeroporto de Porto Alegre, apostando mais uma vez na competência desse vinícola de Casca, na Serra Gaúcha, que já teve alguns vinhos comentados aqui, especialmente um excepcional Cabernet Sauvignon (relembre). Seus vinhos tem duas características que chamam a atenção: não passam por madeira e nem sofrem chaptalização (hã?)

Na taça uma coloração grená, com boa transparência.
Aromas em boa conta, frutos delicados típicos dos PN e algo de especiarias.
Na boca é leve, com taninos delicados e boa acidez. Leve vegetal escoltado por frutos silvestres bem evidentes, algo lembrando suco de groselha. Final persistente, repetindo frutos delicados em grande medida. Vinho de boa personalidade e ótimo preço (R$ 35). Surpreendeu, mas beba logo porque não deve evoluir com a guarda.

2 comentários:

Anônimo disse...

Continuo não sabendo apreciar um Pinot Noir... Abri esse vinho em um jantar de amigos, quem conhecia disse que era bom, porém não o predileto da linha Pinot, porém eu ainda volto a dizer que não aprendi ainda a tomar pinot, e quando o vinho não passa por barrica, parece que ainda me perco na degustação. Preciso de aulas urgente!!!!
Abraços da Thatá!

Vinho para Todos disse...

Thatá, aconselho você a beber muitas e muitas garrafas de Pinot Noir... acho uma ótima estratégia para "aprender" a bebê-lo!

Bom ter notícias suas.

Desejamos sucesso e muitas felicidades.

Saúde sempre.

VPT