06 abril 2011

Santa Alicia Carmenère Gran Reserva 2007

Confesso que a Carmenère não está entre minhas uvas preferidas, mas alguns exemplares acabam me agradando mesmo com essa predisposição negativa. Foi o caso desse Gran Reserva da vinícola Santa Alicia, que já teve vários vinhos comentados por aqui, pelo qual paga-se algo em torno dos R$50.

É elaborado com uvas do Vale do Maipo, região vinícola mais próxima à capital Santiago. Metade do vinho passa por barricas de primeiro uso e a outra metade por barricas de segundo uso, de 12 a 14 meses.
Vinho de coloração púrpura, denotando juventude. Nos aromas e na boca revela-se um inconfundível Carmenère, com suas notas mentoladas e de especiarias. Na boca é potente, mas com taninos bem moldados e acidez discreta. Muita fruta em boca e no final, persistindo por longo tempo uma gostosa sensação de fruta, um pouco de menta e sinais do tostado da madeira. Um vinho gastronômico e muitíssimo agradável. Apesar do álcool a 14,5% não se revelou desequilibrado nesse quesito, podendo ser bebido sem comida também.
.
.

2 comentários:

Leonardo de Araújo disse...

CAro Gil,
Vi no twitter que está mudando o lay out do blog.
Está ficando muito estiloso. Gostei do fundo e da imagem principal.
Não li a postagem do Borgonha porque achei um de R$50,00 e vou tomá-lo esta semana ainda, para somar na CBE.

Brindes
Leonardo
vivaovinho.blogspot.com

Vinho para Todos disse...

Leonardo, fico feliz que volte a participar da CBE. Aguardo a postagem.

Abraço,

Gil