25 maio 2011

Beverford Shiraz 2007


Quem gosta de informações sobre vinhos tem lido muita coisa sobre os bons Shiraz produzidos na Austrália. Então, esperava muito desse vinho, apesar de saber que seu preço (na casa dos R$ 39) não indicava algo excepcional. Confirmou-se minha pouca expectativa e ficou aquela pontinha de "não quero mais"!

Produzido pela Buller Wines (fundada em 1921) na região de Victoria, é um varietal de linha mais simples, com 14,5% de álcool e um estilo um tanto chato de vinho, com muita fruta, taninos doces e álcool sobrando um pouco.

Vinho de coloração púrpura. Aromático, com frutos bem maduros e notas condimentadas (especiarias), além de leve lembrança da madeira. Corpo mediano, com taninos macios, doces, e pouca acidez. Final frutado, de média persistência.
Está pronto para beber e estou quase certo de que não evoluirá, pois falta acidez e taninos pra isso. Correto, mas não empolga. Vale como aperitivo (cuidado com o álcool), mas ponho em dúvida sua vocação gastronômica. Vinho um pouco chato em alguns momentos.
Estou certo de que esse estilo agrada a muitos, tanto que na própria garrafa vieram indicações de medalhas de prata e bronze em três concursos, mas aqui em casa não levou prêmios.


3 comentários:

Paulo Rogério disse...

Depois de muitos defeitos superar as poucas qualidades, ele não mereceria duas taças, segundo a sua classificação? Ou seja:

"RAZOÁVEL - vinho que não tem defeitos graves, mas seus atrativos são poucos e não justificam uma nova compra."

Não fiquei nem um pouco tentado a comprá-lo.

Vinho para Todos disse...

Paulo Rogério, você tem razão.

Quando estava fazendo anotações sobre o vinho fiquei na dúvida entre 2 ou 3 taças. Optei por avaliá-lo um pouco melhor porque meu gosto pessoal pesou muito nesse caso.

Pensei que por ser um vinho que não me agrada muito, mas que agrada a maioria das pessoas, talvez fosse mais justo atribuir 3 taças. Além disso a "chatice" dele não é um defeito, mas uma característica.

Mas você está certo quanto ao resultado final: pelo menos aqui em casa ele não entra mais.

Obrigado pelo comentário. Mande-os sempre.

Saúde!

VPT

johnny disse...

Há bons shiraz australianos nesta faixa de preço, destaque pra o Westend Estate's Down Under