04 maio 2011

Crane Lake Zinfandel 2006


Comprei esse vinho em outubro do ano passado em Ribeirão Preto, por ocasião do Encontro de Vinhos. É produzido pela Crane Lake Cellars no Vale do Nappa, na Califórnia.

Na degustação às cegas em Ribeirão avaliei esse vinho com 91 pontos e ele ficou em 5º lugar na eleição do TOP 5. Quando abri a garrafa que comprei (por volta dos R$ 55-60) o sucesso se repetiu. Provavelmente o melhor Zinfandel que bebi, apesar de não ser elaborado apenas com essa casta, que entra com 77% da composição.

Vinho de coloração púrpura. Seus aromas estavam fechados no início, mas abriram-se posteriormente para frutado delicado (ameixa e framboesa), uma característica que tenho encontrado muito em vinhos norte-americanos dessa uva. Na boca melhora muito, com taninos finos e acidez equilibrada. Frutos delicados em evidência, como amoras e cerejas, acompanhados de chocolate, café. Delicado e elegante, talvez por isso tenha sido tão bem avaliado naquela ocasião.

Tem final longo, com frutos maduros e café em evidência. Boa complexidade. Elegante e equilibrado. A passagem por madeira foi o bastante apenas para lhe conferir complexidade, pois está bem integrada e não compete com as características frutadas do vinho.

12,5% de álcool, sem incomodar em nenhum momento. Excelente compra!


5 comentários:

Douglas Fonseca disse...

Qual é a origem dessa uva zinfandel? Tem só nos Estados Unidos?

Andre disse...

Olá! Aonde vc comprou, pode me dizer a importadora ou site? Obrigado.

Vinho para Todos disse...

André, Comprei o vinho na feira em Ribeirão, mas também pode ser encontrado no site da Wine Experience.

Saúde.

VPT

Guilherme disse...

Um belo vinho,vale a pena provar.
indicação site Vino Mundi.

Alberto G. Del Bianco disse...

Zinfandel é a prima norte americana da uva italiana "PRIMITIVO"