31 maio 2011

Workshop sobre as redes sociais no mundo do vinho

A convite do Ibravin estarei no próximo dia 3 de junho em Bento Gonçalves para participar do workshop O impacto das Redes Sociais no Mercado do Vinho, uma realização conjunta com o Sebrae.

O evento tem um foco muito direto: compreender o papel das várias ferramentas da internet na formação e evolução do mercado consumidor brasileiro. Aliás, bastante oportuno que o Ibravin promova esse evento para que todos possamos avaliar o tamanho desse fenômeno que "invadiu" o mundo do vinho.

Mesmo sendo um dos blogueiros que há mais tempo está no ar (desde julho de 2006), ainda não consigo dimensionar o que blogs, Twitter e Facebook (somente para citar as três ferramentas que utilizo) fizeram e fazem nesse mundo do vinho.

A velocidade é tão grande, o volume de informações é tão devastador, que por vezes fico em dúvida sobre o que realmente é válido e de que forma o que recebo de informação pode me influenciar. Mas uma certeza eu tenho: o mercado nunca mais foi o mesmo desde que passamos a acessar informações gratuitas sobre vinhos, sem termos que comprar um livro ou uma revista. Sem dúvida, nosso modo de escolher uma garrafa para um domingo qualquer tomou proporções muito diferentes em relação ao cenário de 5 anos atrás.


O encontro será no Farina Park Hotel, em Bento Gonçalves, e vai reunir especialistas de todo o Brasil, discutindo-se alguns temas como o papel exercido por blogueiros e sua relação com o público, maneiras de conquistar audiência na internet, a competição entre as mídias tradicionais e as novas ferramentas de comunicação e até mesmo a venda de produtos pela internet.

Os confrades Daniel Perches (Vinhos de Corte) e nosso "patrão" Alexandre Frias (Enoblogs e Diário de Baco) ministrarão palestras sobre a temática Redes sociais e o papel do blogueiro, a partir das 9 h.

Às 11 horas terá início o segundo painel, com o tema Mídia tradicional x Mídia digital, sendo expositores Beto Gerosa (do Blog do Vinho), Pedro Dias Lopes (do Zero Hora Online) e Leonardo Attuch (do Brasil 247, primeiro jornal brasileiro desenvolvido para iPad).

No período da tarde teremos: às 13:30 h - Como bombar na Web? com PC Dias e Fabiano Goldoni. Às 16 horas o encerramento será com Anselmo Endlich (Wine) e Márcio Cunha (WineTag), com a palestra A inovação como estratégia na internet.

Para fechar a programação, será realizada uma degustação online de vinhos brasileiros, ao vivo, com a participação de blogueiros de diferentes partes do país. A transmissão será feita pelo projeto Wine Bar e conduzida pelo enólogo Jefferson Sancineto Nunes.

O evento é aberto a qualquer interessado na área. Ingressos para o público em geral custam R$ 120. As empresas participantes dos projetos Vinhos do Brasil, Wines of Brasil e Suco de Uva ganham a primeira inscrição (a partir disso, cada entrada custa R$ 60). Blogueiros e jornalistas do mundo do vinho têm entrada gratuita.

Mais informações: www.vinhosdobrasil.com.br

2 comentários:

Daniel Perches disse...

Estaremos juntos lá pra tentar desvendar um pouco sobre o fenômeno das redes sociais, não é mesmo? :)

Abraços e até breve.

Daniel

Vinho para Todos disse...

Daniel, estou curioso com os resultados. como disse na postagem, muita coisa ainda é nebulosa pra mim.
Mas estou certo que sairemos de lá um pouco mais esclarecidos.

Abraço e até lá.