07 junho 2011

O sucesso do Workshop do Ibravin


No último dia 3 de junho estive em Bento Gonçalves e Farroupilha, a convite do Ibravin, para participar do Workshop sobre Mídias Sociais e o Mercado do Vinho, que aconteceu no Hotel Farina. Foi minha quinta viagem ao Vale dos Vinhedos e, como das outras vezes, tive momentos de muito aprendizado e, claro, ótimos vinhos.

O evento foi um sucesso em minha opinião. O auditório esteve sempre lotado (em torno de 150 pessoas) e as palestras alcançaram o efeito desejado, porque grande parte do público estava bastante curioso em relação às últimas novidades do "mundo virtual do vinho". Uma plateia bastante heterogênea compunha o auditório: jornalistas, sommeliers, blogueiros, publicitários, pessoa de marketing e uma grande presença de jovens representantes das famílias produtoras. Esse ponto é fundamental para que as vinícolas brasileiras reconheçam a necessidade de se adaptarem aos novos tempos, às novas ferramentas de comunicação.

Além desse evento, o Ibravin levou os convidados a várias visitas técnicas a vinícolas (Aurora, Casa Valduga, Lídio Carraro e Don Giovanni), além viabilizar um encontro histórico entre os blogueiros e Vilmar Bettú, uma das figuras mais interessantes do vinho brasileiro. Em algumas dessas visitas provamos vinhos antigos e em grande forma, mas que não causaram grande surpresa, porque todos os presentes já reconheciam em seus posts há tempos essa capacidade de envelhecimento do vinho brasileiro.

Enfim, fomos muito bem recebidos por todos e qualquer tentativa de agradecimento aqui não seria suficiente. Então, deixo os detalhes para as próximas postagens e indico a leitura dos textos de outros blogueiros que estavam presentes. Aliás, um abraço a todos eles que me proporcionaram momentos de muita alegria e aprendizado:

Alexandre Frias - Diário de Baco
Arlindo Menoncin - "O Morgano" - Enotrip
Beto Duarte - Papo de Vinho
Beto Gerosa - Blog do Vinho
Cláudio Werneck - Le Vin au Blog
Daniel Perches - Vinhos de Corte
Deco Rossi - EnoDeco
Veja também: Blog do Enolegal

2 comentários:

Prof. Guilherme disse...

Prezado VPT,
sou morador de uma cidade próxima a Bento Gonçalves, e com frequencia visito a cidade. Parabéns pelo evento. fiquei muito curioso com um detalhe: a prova deste inacrditável Marcus James 1991. Li em outro blog sobre a degustação. você por acaso brindará os leitores do seu blog com as notas de degustação deste verdadeiro achado da Aurora? abraços e parabéns pelo blog.
Guilherme

Vinho para Todos disse...

Guilherme, obrigado pela visita e comentário.

Na verdade, esse Marcus James vai entrar naquela minha pequena lista dos "hors concours". Um vinho de 20 anos, barato, brasileiro, foi um achado, proporcionado pela proprietária do Hotel Farina.

Ainda vou demorar um pouco a falar sobre ele, mas o BETO DUARTE, do Papo de Vinho, já publicou um post interessante. Sugiro a leitura.

Saúde!

Gil Mesquita