04 julho 2011

Vinho para Todos, há 5 anos no ar!

(Na foto, as quatro cadernetas que utilizei até agora para anotações do blog)

Quando comecei o blog, há exatos 5 anos, tinha um objetivo bem modesto: escrever sobre os vinhos que estávamos bebendo em casa e manter assim um acervo para consulta em futuras compras. Evidentemente sabia que teria leitores, mas não imaginava que fosse uma quantidade significativa, até porque naquele momento os blogs sobre vinhos não passavam de 20 no Brasil. Pra se ter uma ideia, somente no portal Enoblogs hoje estão cadastrados 315 blogs.

O Vinho para Todos não é um dos blogs mais lidos e nem está entre os que mais tem postagens, mas não parei de publicar desde então e vi nesse tempo inúmeros blogs desaparecerem. Começar um blog é muito fácil, mas mantê-lo consistente e confiável ao longo do tempo é um pouco mais complicado, pois demanda tempo, organização e dinheiro.

Alguns números que pra mim não tem preço:

- quase 290.000 visitas (representando mais de 540.000 page views);
- mais de 3.200 seguidores se somar Facebook, Twitter, Blogger e Orkut;
- 531 vinhos comentados, de 15 países diferentes;
- ajudei a fundar e manter a Confraria Brasileira de Enoblogs, a primeira e única confraria virtual de enoblogs, ativa desde fevereiro de 2007;
- conheci nesse tempo mais de 40 vinícolas no Brasil e Chile, experiências que todo enófilo deve realizar.


Nesse tempo tive oportunidade de conhecer figuras interessantes do mundo do vinho, especialmente nas viagens a vinícolas e nos encontros envolvendo o tema. Tive o prazer de conhecer blogueiros de várias partes do país e com eles viver experiências interessantes e sempre muito divertidas. São figuras marcadas por características que prezo muito: inteligência, cultura, bom humor, modéstia e, claro, bom gosto para vinhos.

Enfim, não tenho muito mais a dizer, mas muito a agradecer: aos leitores do blog, aos seguidores nas redes sociais, aos amigos blogueiros e especialmente à minha esposa, que além de conviver com todos os meus defeitos ainda consegue me apoiar nesse hobby.

Aliás, já ia me esquecendo de contar que o blog pode ser acessado diretamente pelo domínio que registrei há alguns dias: www.vinhoparatodos.com.

Saúde a todos!

Gil Mesquita

14 comentários:

Daniel Perches disse...

Grande Gil, meus parabéns. Realmente é um grande feito ter um blog com a qualidade que o seu tem, durante esse tempo. Conquistamos um ótimo espaço nos últimos tempos e sem dúvida o seu blog é referência para quem quer pesquisar sobre vinhos.
Continue por muito mais tempo. Eu estarei aqui lendo!
Um abraço
Daniel

Anônimo disse...

Gil,

Você é um exemplo de consistência. Não é o mais lido e nem figura no ranking mensal, todavia, é um exemplo a ser seguido por sua enorme coerência. Tem leitores assíduos porque o seu ritmo é sempre o mesmo, o que o torna confiável. Digo que mais difícil do que atingir o topo é manter-se nele. E você conseguiu isso porque seu blog é uma referência no Brasil.

Felicidades


Jeriel

Alexandre (Diário de Baco) disse...

Parabéns Gil!!!

Fantástica marca amigo.
Você com certeza foi um dos que mais me inspiraram a criar meu blog e principalmente mantê-lo vivo.

Sempre que desanimo um pouco, lá vem você com um novo post. Daí me animo de novo e sigo em frente...

Espero que um dia ainda a gente faça uma baita festa pra comemorar os 10 anos de Vinho para Todos!

um abração do seu amigo e admirador

Alexandre Frias
www.diariodebaco.com.br

Laura Aguiar disse...

parabéns pelos 5 anos.
tenho tirado daqui muitas referências desde que me tornei leitora, bem no comecinho.
continuem assim.

Evelyn disse...

Parabéns!! É uma alegria saber do seu sucesso e uma honra fazer parte do seu blogroll!
Muito mais sucesso, repleto de saúde e muitos brindes, para que eu possa seguir minha vida lendo este blog!!
Um grande beijo
Evelyn

Anônimo disse...

Parabéns Gil!!! Seu blog é uma referência de qualidade!

Abs e saúde
www.vivendoavida.net

Cristiano Orlandi disse...

Gde Gil,

A pergunta é que vinho abrir para comemorar???

Parabéns!!!

Sucesso!

Le Vin au Blog disse...

Gil,

Temos que comemorar a data!! Em novembro também completaremos 5 anos.

Que venha mais 5 anos com muitos bosn vinhos, novas amizades e tudo de bom que cerca o mundo do vinho.

Abs.,

Claudio e Reafaela - Le Vin au Blog

Hipopótamo Zeno disse...

Só os parabéns vapt-vupt de alguém que frequenta o blog sem nunca ter deixado comentário antes, desde o início, admirado pela dedicação e pela proposta que desde sempre afastou a afetação. Agora só falta um aplicativo pra smartphone que nos permita, na hora da compra em loja de vinho ou supermercado, consultar rapidamente a cotação que o Vinho Para Todos deu! Que outros 5 anos venham

Vinho para Todos disse...

Amigos,

agradeço a todos pelos comentários gentis. Aos leitores, que continuem enviando seus comentários, porque com eles o blog sempre fica melhor. Aos amigos blogueiros, o meu agradecimento por compartilharem comigo sua amizade e sinceridade.
Saúde a todos!
VPT

Rua Sem Dono disse...

Caro VPT!
Se fosse uma empresa diria que (5) cinco anos é para poucos, mas como blog não sei? Só tenho uma certeza: É hora de reavaliar, que seja nos conceitos “será que me perdi ou continuo fiel aos meus princípios?”, e nesse último com a notoriedade se manter fiel é para muitos poucos, será que você conseguiu ser um desses raros?

Saúde!

Anônimo disse...

Prezado sr Gil Mesquita

Descobri vosso blog por acaso, a algumas semanas atrás. Confesso que fiquei impressionado com os detalhes e a boa qualidade de sua escrita, descrevendo os vinhos precisamente, a ponto de me fazer sentir as sensações como se eu mesmo estivesse os degustando.
Empolgado pelo seu blog e pela minha recente incursão neste universo tão fabuloso dos vinhos, criei um blog no estilo do seu a alguns dias atrás, com o mesmíssimo intuito que tiveste: "escrever sobre os vinhos que estávamos bebendo em casa e manter assim um acervo para consulta em futuras compras". Desde já, lhe afirmo que de forma alguma meu objetivo é concorrer com seu blog - se acessá-lo verás que minhas fotografias dos vinhos não chegam aos pés das suas e que minhas análises não tem quase nenhum detalhismo (prova que sou um iniciante total no assunto).
Se quiser visitar meu blog, ou trocar idéias sobre o assunto, para mim seria uma honra e satisfação.
Um grande abraço, e parabéns pelo site.
universodosvinhos.wordpress.com

Vinho para Todos disse...

Prezado,

agradeço pelo comentário gentil e parabenizo pelo início do blog.

Quanto à "concorrência", não é uma preocupação que eu ou outros blogueiros do vinho que conheço tenham. Não disputamos nada entre nós, apenas informações e muita amizade. Seja bem-vindo.

Saúde sempre!

Gustavo disse...

Olá, Gil...
Parabéns pelo excepcional blog.
Sempre gostei de vinhos mas nunca fui (nem quis ser) um conhecedor do assunto no sentido estrito do termo, devido à imagem de "pedantismo" associada...
Graças a este blog eu comecei a ter um contato mais direto e despretensioso com o mundo dos vinhos. Valeu... E muito!!!
Um grande abraço e longa vida a este blog.

Gustavo - Santo André-SP