31 agosto 2011

Essential Malbec Cabernet Sauvignon 2009


Hoje faço 37 anos. Corpinho de 40 e bolso de 20...

Pensei em postar sobre algum vinho especial, mas decidi comentar uma situação especial que vivi no último dia 29 de agosto em mais uma degustação do WineBar. Diretamente de Mendoza, os confrades Daniel Perches e Alexandre Frias proporcionaram a blogueiros e demais amantes do vinho uma noite especial com Susana Balbo, a enóloga mais importante da Argentina e proprietária da bodega familiar Dominio del Plata.

Alguns blogueiros receberam em casa uma garrafa do vinho para degustarem e comentarem naquela noite, via Facebook. A iniciativa foi da importadora Cantu e sua assessoria de imprensa.

O vinho é um corte de Malbec (40%) e Cabernet Sauvignon (60%), com passagem de 8 a 12 meses por barricas de carvalho. Álcool a 13,5% e preço de mercado na casa dos R$50.

Já provei vinhos do Dominio de la Plata e todos são bem harmônicos, equilibrados e tem um perfil bastante característico do Novo Mundo, com taninos macios, acidez moderada, madeira presente e, às vezes, uma leve lembrança alcoólica. Agradam mesmo o consumidor iniciante, pois são fáceis de beber. Esse não fugiu à regra.

Vinho de coloração púrpura, jovem, lacrimoso. Aromas potentes desde o início, em que o abaunilhado da madeira se destacava. Com alguns minutos depois de servido, o vinho passou a revelar seus frutos maduros. Em boca a primeira sensação é de um marcante adocicado. Corpo mediano, acidez moderada e taninos bem maduros, com levíssima adstringência. Final persistente, com amadeirado dando lugar aos frutos maduros, café, tostado elegante e chocolate.

Fundo de taça com algum "mentolado". Sem arestas, fácil, redondo e pronto para beber.
Apesar de a Malbec entrar com apenas 40% no corte, me pareceu que suas características se sobressaíram em relação à Cabernet Sauvignon.

Em minha avaliação procurei não deixar meu gosto pessoal interferir. De uns tempos pra cá tenho preferido vinhos mais secos, com acidez mais marcante e mais complexos, mas não posso negar as virtudes desse corte, especialmente sua harmonia, seu equilíbrio.

Ao final da degustação veio a notícia mais interessante. Susana Balbo enviará amostras de alguns vinhos varietais (uma só uva) a blogueiros brasileiros, devidamente acompanhados de dois acessórios enológicos, pipeta e proveta, para que cada um elabore seu corte em casa. O melhor assemblage será escolhido pela enóloga às cegas e será elaborada uma tiragem limitada, assinada por ela e pelo blogueiro, que também ganhará 5 caixas do vinho. Na Expovinis de 2012 haverá apresentação do vinho.

A proposta é inédita no Brasil e provavelmente no mundo todo.

Isso sim é pioneirismo!


Saúde a todos!
.
.
.

3 comentários:

Blog disse...

Amigo

Parabéns pela efeméride e pelo post.

felicidades


Jeriel

Tiago disse...

Gil, parabéns mais uma vez pelo blog e pelo aniversário! Muita paz, sucesso e saúde acima de tudo!
E já aproveito também para desejar-lhe boa sorte no seu corte.
Abraço
Tiago

Vinho para Todos disse...

Amigos, obrigado pelo votos.

Saúde a todos!

Gil