12 agosto 2011

Lapostolle Semillon Late Harvest 2007

Quando estivemos no Chile em janeiro fomos à Casa Lapostolle, no vale de Colchagua. Chegamos no intervalo de um dos tours e resolvemos não esperar. Apenas tirei algumas fotos e conhecemos as intalações da vinícola, que é linda por sinal. Minha esposa aproveitou para descansar os pés num espelho d'água que existe na entrada do prédio principal, com vista para os vinhedos cultivados na planície, mas também tomando conta de parte das encontas dos morros. De lá é possível avistar os vinhedos da Viña Montes também.

No varejo me chamou atenção esse colheita tardia, porque é o único vinho deles que não está no mercado brasileiro, segundo me informou a vendedora. É produzido com 100% da uva Semillon, cultivadas no famoso vinhedo Apalta, um lindíssimo lugar que produz uvas para os melhores vinhos da vinícola. Paguei $6.000 pesos pela garrafa (algo em torno dos R$ 24).

Na taça tem coloração dourado bem claro. Aromas iniciais lembram petróleo, o que não é incomum nessa tipo de vinho. Frutos de polpa branca e mel completam as variações olfativas. Na boca é mais doce do que esperava (gosto pessoal) e acidez é discreta. Essa combinação deixa o vinho menos atraente do que poderia ser. Final longo, mas a acidez (ou falta dela) deixou o vinho um pouco chato. Mesmo assim será ótima companhia para sobremesas não tão doces, como uma combinação que sempre fazemos por aqui: Gorgonzola e goiabada.
Teor alcoólico de 15%.


4 comentários:

Okamix disse...

Estou visitando o site pela primeira vez e gostei bastante !

Já adicionei o site nos favoritos para estar acompanhando sempre as novidades !

Parabéns e Sucesso !
www.okamix.com.br

Tiago disse...

Gil, valeu pela dica!
Nunca experimentei um colheita tardia. Este me parece ser uma boa pedida para começar.
Saúde!
Tiago

Vinho para Todos disse...

Tiago, esse é um bom vinho, mas no blog mesmo já comentei outros mais interessantes e disponíveis no mercado brasileiro.

No menu à direita está a relação de vinhos de sobremesa comentados, dê uma olhada em outras opções.

Saúde!!

VPT

Tiago disse...

Beleza, vou examinar os vinhos comentados com atenção. Obrigado mais uma vez!
Saúde!