01 agosto 2011

Viña Collada Rioja 2008 #cbe


Esse é o 58º vinho comentado para a Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE. A escolha do tema coube ao confrade Cristiano Orlandi, profundo conhecedor de vinhos e autor do ótimo blog Vivendo Vinhos, que sugeriu: "vinho de supermercado com preço de até R$40". A ideia é termos um painel de vinhos que possam ser encontrados em qualquer região do país.

Adotei dois critérios: escolher um supermercado de uma rede nacional e um vinho em relação ao qual eu não tivesse nenhum preconceito. Fui ao Extra e ao Carrefour, excluindo as marcas que já conhecia.

Optei por esse espanhol da Rioja, pagando R$29,90 no Carrefour. Além do preço, o atrativo principal vem do produtor, a Herederos de Marqués de Riscal, que produz vinhos prestigiados também em Rueda e Castilla y León. Porém, o vinho escolhido não está no site da vinícola, o que me leva a concluir que é feito apenas para o mercado externo, um vinho de entrada, simples, para o dia-a-dia.

Na taça coloração rubi, com boa transparência e formação de muitas lágrimas (13% de álcool). Bons aromas, frutos maduros mais delicados, baunilha bem presente e um toque de pimenta. Na boca é leve, como a maioria dos Tempranillo nessa faixa de preços, com taninos doces e boa acidez. Fruta e madeira disputando espaço, mas em boa dose. Vinho que se mostrou simples nos aromas e em boca, mas agradável. Final ligeiro, o principal fator a impedir uma avaliação melhor.

Vinho pronto para consumo, sem perspectivas de evolução. Bom para o cotidiano, a um preço acessível.
.
.
.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gil

Uma boa dica a um preço acessível. Vou procurar no Carrefour aqui das bandas do sul.
Fiquei curisoso apenas para saber qual ou quais as uvas compõe este vinho.
Grande Abraço e Saúde
Tiago
universodosvinhos.wordpress.com

Vinho para Todos disse...

Tiago, esse é um 100% Tempranillo.

Saúde!