19 setembro 2011

Casa Silva Colección Chardonnay 2010


Esse vinho foi bebido no restaurante Abade, em Natal, no início de setembro. As informações que recebemos sobre o local foram contraditórias, alguns dizendo que era o melhor restaurante da cidade, outros dizendo que era "metido a besta", caro etc. Resolvemos arriscar. Posso dizer que comi uma massa com camarões que estava muito boa, minha filha comeu um prato infantil que agradou, mas minha esposa pediu um bife de chouriço com batatas ao murro que estava com gosto de amaciante de roupa. Pelo menos não cobraram essa parte. 

Por outro lado o atendimento foi muito bom, comandado pelo Alves, garçom atencioso e que conhece a carta de vinhos. O ambiente é silencioso, com boa música. O mais sóbrio dentre todos os restaurantes a que fomos em Natal.

Levando em conta a entrada, um camembert com mel e amêndoas, pedimos esse Chardonnay elaborado pela ótima Viña Casa Silva, pertencente à linha Colección, a mais básica da casa. Tem 14% de álcool.

Na taça coloração amarelo palha. Aromas em boa dose, frescos, lembrança de frutos brancos e forte amanteigado. Na boca é aveludado, presença adocicada muito marcante, madeira em destaque e notas amanteigadas se confirmando. Acidez discreta, não confirmando o frescor experimentado no nariz. Vinho que, para meu gosto pessoal, poderia ter mais acidez e ser menos adocicado. Final longo, com leve mineralidade.

É um vinho bem feito como todos dessa vinícola, mas preferia notas menos doces. Porém, agradará a muitos que ainda não estejam acostumados aos vinhos mais secos. Interessante notar que no site do importador a informação é de que somente 10% do vinho passam por madeira francesa (3 meses). Sinceramente, me pareceu bem mais que isso.

Boa compra a R$ 38, apesar dos senões acima.

Saúde a todos!

5 comentários:

Tiago disse...

Olá Gil
Tenho buscado informações sobre vinhos brancos, já que é um assunto pouquíssimo conhecido por mim - inclusive no meu blog ainda não publiquei nenhum post de vinhos deste tipo.
Estou muito atento às suas publicações, minuciosas como sempre, e tenho gostado muito, como esta por exemplo.
Estou ansioso pelo painel que será formado na #CBE do próximo mês.
Grande abraço e saúde!
Tiago
[www.universodosvinhos.wordpress.com]

Vinho para Todos disse...

Tiago, parece que temos uma tendência inicial a gostar mais dos tintos do que dos brancos.

Aqui em casa eu mudei um pouco porque minha esposa prefere os vinhos brancos. Ela defende que a capacidade de harmonização deles é grande e nisso ela tem razão.

De uns tempos pra cá tenho experimentado (e comentado) muitos vinhos brancos no blog, coisa interessante mesmo.

Dia 1º certamente teremosum painel bacana para a CBE.

Saúde!

Gil Mesquita
www.vinhoparatodos.com

Irina Cordeiro disse...

Ótimos vinhos, excelente gosto música.
Parabéns pelo blog.

To seguindo.

Irina Cordeiro
http://elpeperoncino.blogspot.com/

Vinho para Todos disse...

Irina, obrigado pela visita e pelo comentário.

Visitei seu blog sobre vinhos e achei bem legal, parabéns.

Você certamente conhece os restaurantes de Natal que mencionei nas últimas postagens. Espero que não discorde muito das opiniões...

Saúde!

Gil Mesquita
www.vinhoparatodos.com

Tiago disse...

Olá Gil!
Voltando à discussão acerca dos vinhos brancos, gostaria de lhe pedir uma opinião: o que achas da harmonização entre vinhos brancos e pizza? Alguma sugestão ou conselho? Estou com algumas idéias, mas ando meio receoso a respeito.
Abraço e saúde!
Tiago Bulla